27 de maio de 2014

10 lições que aprendi com Jim Rogers

Acabei de ler o livro Street Smarts de Jim Roger, investidor e aventureiro americano. O livro está cheio de lições sobre a vida e sobre como investir. Deixo-vos algumas das coisas que aprendi.


1. Se fosses inteligente, no início do século XIX, terias ido para Londres. Se fosses inteligente , no início do século XX, terias mudado-te para Nova York. E se és esperto, no início do século XXI, vais encontrar o seu caminho para a Ásia.

2. Estamos num mercado altista de commodities em todo o mundo. Como todos os mercados em alta , no final acaba em uma bolha. Mas o mercado altista ainda tem vários anos pela frente.

3. É bom perder dinheiro, ir à falência, pelo menos uma vez, e ainda melhor se forem duas vezes. Mas se o tiveres que fazer, melhor que seja no início da tua carreira. Ir à falência não é o fim do mundo... ensina-te o que não sabes e prepara-te para o futuro.

4 . A forma como te tornas num investidor de sucesso é investir apenas no que tens muito conhecimento. Toda a gente sabe muito sobre alguma coisa. Carros, moda, o que seja. . . basta estares atento ao quotidiano. Concentra-te no sabes e vais ver uma grande mudança na tua vida profissional.

5 . Um investidor bem sucedido não faz nada na maioria das vezes. Não confundas movimento com acção. Aprende quando é preciso sentar e esperar.

6. Se eu te dissesse que só poderias fazer vinte e cinco investimentos na tua vida, serias extremamente cuidadoso sobre esses investimentos. Investe poucas vezes.

7. Se quiseres fazer muito dinheiro, resiste à diversificação. Os correctores promovem a ideia que toda a gente devia diversificar. Normalmente fazem isso para se protegerem. A forma de ficar rico é encontrar o que é bom, e concentrares a tua atenção e os teus recursos nisso.

8. Nova York é a capital económica e cultural do país mais endividado do mundo, a nação com a maior dívida da história do mundo. Os países credores encontram-se actualmente na Ásia. Os activos encontram-se lá. E e aí que o dinamismo e a energia estão.

9. O maior poder de Alan Greenspan era o de um político. A forma como o capitalismo deve funcionar é que, quando as pessoas ficam em apuros, normalmente falham. É aí que pessoas inteligentes e competentes entram, assumindo os activos , reorganizando-se e começando de novo. A forma como  Greenspan actuava era a de sustentar o fracasso. Tirava o dinheiro de pessoas competentes, dando-o a pessoas incompetentes e dizendo: "Tomem, o governo está do seu lado. Agora podem competir com as pessoas competentes, com o dinheiro deles e com o nosso apoio. "

10. Estou com muita vontade de encontrar uma forma de investir na Coreia do Norte e em Myanmar. As principais mudanças nestes dois países, deixam-me cheio de esperanças para o futuro. Outro mercado no qual estou extremamente optimista para os próximos vinte ou trinta anos é o turismo chinês. Os chineses não têm sido capazes de viajar há décadas, e agora podem. Tanto dentro como fora do país, o turismo chinês vai explodir.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...