9 de abril de 2010

iPhone OS 4.0

Foi apresentado "à pressa", a Apple nem deu tempo para respirar depois do lançamento do iPad e 4 dias depois faz logo um preview sobre o sistema operativo móvel mais falado do mundo. Confesso que antes de sair já estava preparado para o pior e sabia que muitas das funcionalidades que fossem apresentadas não seriam implementadas no iPhone 2G e 3G. Tudo o que viesse por acréscimo era óptimo.

O que dizer deste OS 4.0? Mais uma vez a Apple segue as pisadas dos developers jailbreak, aplicando de forma oficial muitas das funcionalidades que já se podem instalar através do Cydia (veja-se o caso do Winterboard, Backgrounder, Folders etc). Como aconteceu no 3.0, a Apple dá menos razões aos seus clientes para usar jailbreak ou se calhar até não.

Gostei de ver algumas novidades como a caixa de mail universal (óptimo para quem usa contas empresariais e pessoais), o iBooks foi uma agradável surpresa por nunca pensar que a Apple o adaptaria para iPhone, o Game Center é bom para acabar com Feints e Plus e outros do género, o iAd acho que vai revolucionar o mercado da publicidade e dar a estocada final no Adobe Flash, Zoom Digital na camara para mim é inútil e por fim o Multitasking é bom para conquistar novos clientes (pessoalmente não me vejo a utilizar muito) mas é capaz de revolucionar o mercado das comunicações já que podemos usar o Skype para fazer e receber chamadas sem nunca sair da app.

Quanto à polémica de a Apple deixar a pouco e pouco de dar suporte a modelos mais antigos, não é nada de novo e era totalmente esperado. Primeiro porque o hardware não aguenta e segundo porque muitos dos contratos já tem quase 3 anos e a Apple precisa de vender novo hardware.
Para o ano vai acontecer aos utilizadores do modelo 3G o que aconteceu este ano aos do modelo EDGE.

Finalizando parece-me um bom update, mas o veredicto é só com o iPhone 4G porque só aí veremos o verdadeiro poder do OS 4.0

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...