2 de março de 2012

Terceira Guerra Mundial está próxima?



Esta é a zona mais tensa do planeta. Países como Iraque e Kuwait foram palcos de guerra no passado. O Iraque foi invadido duas vezes pelos Estados Unidos, primeiramente por ter invadido o Kuwait e mais recentemente alegando que tinham supostas armas de destruição massiva que nunca chegaram a ser encontradas.
Toda a gente sabe que esta zona é bastante rica em recursos naturais como petróleo ou gás natural, os maiores produtores do mundo encontram-se nesta zona. Arábia Saudita, Iraque, Emirados Arabes. Qatar ou Irão possuem ricas jazidas de petróleo muito valorizadas pelo Ocidente.


Ultimamente um país tem sido alvo da atenção dos Estados Unidos, alegam que o Irão possui armamento nuclear. Facto que querem provar para começar uma intervenção militar.
O Irão tem sido alvo de diversos actos de espionagem militar. Em Dezembro o exercito iraniano derrubou um avião não tripulado americano com tecnologia Global Hawk. O governo do Irão exibiu o avião o que levou os Estados Unidos a pedirem a devolução do aparelho.


O Ocidente declara que o Irão tem um programa de armamento nuclear, facto que ainda não conseguiram provar. Isto prova mais uma vez que os Estados Unidos querem fazer outra vez de "polícia do mundo", já que há vários países como China, Paquistão, Rússia, India ou eles mesmos que possuem armamento nuclear.
Voltando aos actos de espionagem ou tensão militar: em Janeiro deste ano os reactores nucleares iranianos foram alvo de sabotagem. Com um virus informático de alegada procedência americana ou israelita queriam fazer com que os reactores usassem a máxima capacidade de forma a colapsarem e auto-destruirem-se. Também diversos cientistas iranianos tem sido alvos de ataques terroristas por parte de Israel (facto que não conseguiram provar) através de bombas colocadas em automóveis.

Os Estados Unidos e os Aliados também se tem movimentado militarmente, o porta aviões George Bush CVN77 foi ordenado a regressar ao Golfo Pérsico por possíveis conflitos militares na zona. O governo iraniano reagiu dizendo que recomendava o porta aviões a não regressar á costa iraniana, porque eles não tem o hábito de avisar duas vezes. 
Mais recentemente algumas notícias davam conta que mais navios de guerra estavam a atravessar a zona do estreito de Ormuz.

Mas como é que um ataque dos EUA ao Irão se poderia tornar numa guerra mundial? A China e a Rússia jogam um papel importante neste plano. Ambos são abastecidos pelo petróleo iraniano e se houvesse um conflito como o que aconteceu no Iraque (onde os EUA tomaram conta dos poços de petróleo) isso iria supor uma grave perda económica e de recursos para ambos.

A Arábia Saudita, em Janeiro, disse que poderia substituir o Irão na oferta de petróleo. Um detalhe por parte de um dos aliados dos Estados Unidos, que o que quis dizer foi que se podia dar luz verde ao embargo do petróleo iraniano.
Isso veio a acontecer dias mais tarde quando a UE embargou o petróleo do Irão, alegando sanções impostas por não cooperar com o Ocidente no programa nuclear. Desta forma a UE impediria o governo iraniano de se financiar para investir no dito armamento nuclear.

Entretanto a situação do estreito de Ormuz começa a ficar delicada. O Irão não gostou do embargo e ameaçou com fechar o estreito caso não fossem negociados novos contratos. Os actuais acabam em Julho deste ano, pelo que não deve haver um ataque antes dessa data.
Recentemento, o Reino Unido enviou um Destructor HMS para a zona que se vai juntar a pelo menos 2 porta-aviões que já estavam na zona.

O estreito de Ormuz é uma zona geográfica muito importante na exportação de petróleo, estima-se que 40% da produção mundial passe pela zona, pelo qual se o Irão fecha o estreito o preço do petróleo iria disparar significativamente.

Atacar esta zona seria muitíssimo complicado para os Estados Unidos e a NATO, o Irão possui armamento muito sofisticado na sua costa (parte superior da imagem) como mísseis de médio alcance. Assim seria muito fácil atacar os porta-aviões ocidentais que se encontram na parte inferior direita da imagem. 

A tensão continua a aumentar de dia para dia, acho que um cenário de guerra é totalmente inevitável e que deverá acontecer no Verão, quando os contratos de abastecimento petrolífero acabam. Enquanto isso o preço da gasolina continua a disparar na Europa. Vamos ver o que acontece.



Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...