27 de dezembro de 2015
Populismo
A aversão ao risco e o socialismo
21 de dezembro de 2015
Sobre a "venda" do Banif
14 de dezembro de 2015
Pagar demolições de edifícios privados com dinheiro público
11 de dezembro de 2015
Viana tem um problema de identidade
Em marketing há um conceito fundamental transversal a todas as marcas: A lei do foco! Definimos as marcas numa palavra. Se pensarmos em Mercedes associamos a engenharia. BMW a direcção. Volvo a segurança.
Se definirmos a cidade de Viana numa palavra ou num conceito, qual seria? Turismo? Indústria? Serviços? Bem, Viana representa todos estes sectores, mas fá-lo de forma medíocre.
6 de dezembro de 2015
À incompetência
A incompetência é o maior mal que assola a economia vianense. Desde que decidi abrir a minha empresa que lido diariamente com ela. Não é fácil, mas é o trabalho de um empreendedor superar todos os obstáculos e adversidades.
Posso começar pelo sector da construção, onde tentam fazer o mínimo, sem brio no trabalho e aparecem quando lhes apetece. Não cumprem o que prometem, nem o que lhes é pedido, mas quando é para receber já esperam que cumpram aquilo que foi prometido. Tenho fornecedores que não se esforçam por conseguir um produto que quero, os vendedores limitam-se aos catálogos que lhes dão e nem tentam resolver o problema do cliente.
Mas o mais grave é o sector público!...
Os sistemas informáticos feitos à grande e à francesa estão sempre lentos ou a crashar. Em 2015 já temos no bolso mais poder de processamento do que quando o homem foi à lua, mas os sistemas informáticos públicos pertencem a outra dimensão. Não conheço nenhuma empresa privada cujo software fica lento dia sim, dia sim.
Afundam qualquer um com recurso à burocracia e impostos. Criam processos inúteis com cartas registadas para fazer qualquer um desistir.
No sector privado faz falta mentalidade empreendedora e foco no cliente. As empresas só sobrevivem graças aos clientes e é esse o principal objectivo. Tratar bem os clientes. Pouca gente toma iniciativa de ajudar os outros.
O livre mercado é a maior democracia do mundo. Toda a gente vota milhares de vezes todos dias e a todas as horas. E se o empresário não cumpre as minhas expectativas? É muito simples, deixo de lhe comprar. Retiro-lhe o meu voto. E o resto são histórias.
As trocas voluntárias entre indivíduos com recurso ao dinheiro foi a melhor invenção humana. Pena que poucos não a entendem e preferem seguir o caminho do populismo e usar a força para taxar, regular e destruir, para viver à custa daqueles a quem o Estado lhe tira 1/4 daquilo que produz. Em Portugal não há incentivos para ser rico, pelo contrário, penalizam por via de impostos quem tem sucesso para sustentar uma classe social acostumada a viver graças ao fruto de dinheiro roubado ao indivíduo.
Se querem que isto evolua, tornem o Estado mais pequeno e deixem o mercado livre funcionar. Esqueçam a democracia, o que interessa é a liberdade. A liberdade de poder escolher e não deixar que os outros escolham por nós.
23 de novembro de 2015
Casos de Polícia em Viana
18 de novembro de 2015
12 de novembro de 2015
Não quero
9 de novembro de 2015
7 de novembro de 2015
6 de novembro de 2015
5 de novembro de 2015
As políticas de desarmamento
4 de novembro de 2015
3 de novembro de 2015
Lobo Mau Viana
A ideia do Lobo Mau surge em Março de 2015, após a conclusão que faltava um espaço para comeruma boa hamburguer em Viana do Castelo. Desde essa altura e após muitos obstáculos superados, em Setembro de 2015 finalmente conseguimos abrir as portas neste fantástico local com vista priveligiada para o templo de Santa Luzia e para o Rio Lima. Com o lema “Bom pão, boa carne e bons vegetais“ as nossas possibilidades eram infinitas e foi a partir daí que começamos a trabalhar o conceito que nos define. Inspiramo-nos em todas as cozinhas, sempre em busca da inovação.
Um hambúrguer é antes demais um convite para cozinhar e também para comer. Toda a gente se sente bem perante um hambúrguer. Da receita mais simples à mais complexa, temos quase tanto prazer a cozinha-lo como a comê-lo.
A nossa carne é seleccionada a partir da melhor qualidade da região do Alto Minho, procurando sempre escolher os melhores pedaços de carne de vaca ou de frango. A textura e o sabor são impor- tantíssimos para nós, pelo que procura- mos sempre a combinação perfeita.No Lobo Mau orgulhamo-nos de usar produtos frescos do dia e tentámos, sempre que possível, comprar aos produtores do nosso distrito. Contamos também com o conhecimento e experiência dos nossos parceiros para oferecer o melhor hambúrguer possível. Bem-vindo ao Lobo Mau, desejamos que tudo seja do seu agrado e não hesite em dar-nos a sua opinião, seja pessoalmente ou através das redes sociais.
LOBO MAU
10 de outubro de 2015
O Golpe de Estado da Esquerda
9 de outubro de 2015
8 de outubro de 2015
5 de outubro de 2015
Os dados nunca mentem
Sobre as eleições portuguesas
17 de setembro de 2015
Empreender
16 de setembro de 2015
15 de setembro de 2015
14 de setembro de 2015
Por uma Viana verdadeiramente sustentável
Nos tempos que correm ser-se sustentável é uma vantagem e Viana do Castelo tem tudo para o ser. Temos os recursos naturais necessários, a cultura e as tradições, faz falta que as pessoas se fixem cá para fazer o resto do trabalho. É preciso reabilitar os recursos, criando ou atraindo empresas e fixar uma comunidade que crie, consuma e venda a própria comida ao país e ao mundo.
- Incentivar os agricultores e produtores a venderem para a região através duma rede local de retalhistas e grossistas.
- Criar uma campanha de marketing para a sensibilização de consumo dos produtos locais.
- Alterar a frequência e localização do mercado para um sítio central.
- Arrendamento a preço simbólico ou leilão de terrenos agrícolas, públicos e inutilizados, para quem os reabilitar.
- Re-aproveitar infraestruturas existentes para evitar novos custos.
Funcionários Públicos
A poderosa agricultura europeia ( Documentário)
Um documentário sobre a agricultura subsidiada da União Europeia e como isso traz miséria a países de terceiro mundo.
13 de setembro de 2015
Evita alimentos com publicidade de propriedades saudáveis
Isso parece contrariar a intuição, mas raciocina: para publicitar as propriedades saudáveis na embalagem, um produto tem, antes de tudo, que vir embalado, portanto, o mais provável é que seja um alimento processado. Além disso, os grandes fabricantes de alimentos têm os meios de assegurar a publicidade de propriedades saudáveis aprovadas pelo governo para os seus produtos e depois alardeá-las ao mundo. Em geral, são os produtos da engenharia alimentar que trazem as propagandas de propriedades saudáveis mais ousadas, e estas, quase sempre, baseiam-se numa ciência duvidosa e incompleta. Não te esqueças que a margarina, um dos primeiros alimentos industrializados a afirmar ser mais saudável que o alimento tradicional como a manteiga, no fim das contas contém gorduras transgénicas , que predispõem a ataques do coração. Os alimentos mais saudáveis no supermercado – as frutas e legumes frescos – não alardeiam fazer bem à saúde, porque os seus produtores não têm dinheiro para gastar em embalagem. Não interprete o silêncio nos alimentos como um sinal de que eles não têm nada de importante a dizer sobre sua saúde.
10 de setembro de 2015
Come Comida
Nos dias de hoje, está expressão é mais fácil de dizer do que fazer, especialmente quando 17 mil novos produtos surgem a cada ano no supermercado, todos disputando o dinheiro que tu gastas com comida.
Mas a maioria destes artigos não merece nem ser chamada de comida – chamo-os de substâncias comestíveis com aparência de comida. São invenções altamente processadas concebidas por engenheiros alimentares que consistem, principalmente, em ingredientes derivados de milho e de soja, que nenhuma pessoa normal guarda na despensa, e que contêm aditivos químicos que o corpo humano só conhece há pouco tempo. Actualmente, muito do desafio de comer bem resume-se a escolher comida de verdade e a evitar essas novidades industriais.