29 de janeiro de 2014
O que são os Tanques de Privação Sensorial?
É uma técnica relativamente antiga. Foi inventada nos anos 70 e com a internet ganhou popularidade depois do comediante Joe Rogan ter dito no seu programa o que era e como foi a experiência. Rogan tem mais de 1 milhão de seguidores e alguns Spas de Flutuação nasceram especialmente na Califórnia, no Colorado (Estados Unidos), Inglaterra e Holanda.
A técnica consiste num tanque de privação dos sentidos. É um tanque com 3,5 metros de comprimento, 1,2 de largura e 2 de altura. É totalmente isolado a nível de luz e de som. Dentro tem água com 5 cm de profundidade, a essa água são adicionados 360 kg de sal. A temperatura é a mesma que a da superfície da pele. Quando entramos no tanque estamos sem roupa ou com fato de banho, deitamo-nos e como a água tem tanto sal, flutuamos literalmente. Como não conseguimos ver a água nem senti-la, os sentidos apagam-se e estamos a flutuar. Sem sentir os efeitos da gravidade.Ao entrar a nossa mente começa a dissolver-se das distracções, como se fossem camadas de uma cebola que vão desaparecendo. A partir daí trava-se uma "luta" contra a realidade. É muito difícil libertarmo-nos daquilo que somos. Á medida que começamos a ficar confortáveis com o ambiente deixamo-nos ir. Deixamo-nos por deixar e cada vez mais até que desaparecemos fisicamente. Quando-nos damos conta temos que voltar á partida e deixar ir a realidade. É aí que nos sentimos com uma energia enorme e todo o cansaço físico e emocional desaparecem. É uma experiência incrível, uma sessão de 2 horas dá oxigénio aos músculos e tecidos, ficamos mais vibrantes, mais ligados aos outros. É fantástico. "Os primeiros 20 minutos são uma espécie de seminário da minha vida. Aquilo que eu não gosto em mim, os problemas, coisas do meu comportamento que podiam melhorar etc. Depois são me mostradas coisas em que estou no caminho certo. Isto é bom, continua. Continua a pensar assim, continua a agir assim... Depois de passar estes aspectos, aí é que vem o importante.Quando chego ao ponto em que sou só pensamento.
Totalmente separado do corpo e aí começo a contemplar. A contemplar o universo, a complementar o comportamento humano e como cada acção de cada cada um juntas pode determinar o futuro de algum evento. Pensei todo o tipo de coisas estranhas que possam imaginar, mas sem o corpo pelo meio.Neste momento estamos todos rodeados por telemóveis, computadores, televisões, luzes e todo o tipo de distracções. Só o nosso corpo já é uma distracção.Se fosse um tipo de computador com uma aplicação, que abríssemos e nos fizesse viajar ao centro da nossa consciência e aprender muito sobre nós mesmos, se fossem populares podíamos viver num mundo tipo um miúdo na Eurodisney." conta Joe Rogan um dos mais famosos utilizadores.
"(...)Mas como é uma forma totalmente orgânica de fazê-lo as pessoas estranham. "O quê? Entrar neste caixão, cheio de agua e depois fechas a tampa?" E aí as pessoas começam a procurar razões para não fazer.
Toda a gente devia fazer, naquelas duas horas aprendem muito mais sobre vocês mesmos que em outro lugar. Compreendo que alguns tenham aversão a drogas, é normal. As drogas são perigosas, podemo-nos viciar e entrar numa espiral de miséria. Se não confias em ti mesmo, não o faças. Com o tanque conseguem-se experiências psicadélicas parecidas ao LSD e a cogumelos mágicos. Isto sem intoxicar o corpo com químicos.
Todos deveriam experimentar.O melhor é que podemos parar quando queremos. Basta sair do tanque. Não é uma experiência assustadora. Pelo contrário. É gratificante. "Normalmente quando tenho um projecto ou uma ideia, o que faço é sentar-me e pensar nela. Escrevo, tento ver o caso de vários ângulos. Quando entro no tanque tenho uma perspectiva muito mais clara, é como se estivesse a ver tudo na 3ª pessoa. Como um filme."Todas as escolas e universidades deviam tê-los, e disponibiliza-los para todos os alunos e professores, são fantásticos, são uma óptima ferramenta para pensar e para evoluir. Explora a nossa forma de pensar. Quantas coisas temos pendentes por causa do nosso ego? O que fazemos só em benefício próprio sem pensar nos outros ou ficamos paralisados socialmente por causa de um sentimento guardado? É por isso que todos deviam experimentar.