2 de janeiro de 2015
Pensar de forma profunda
"A raiz de todos os problemas da humanidade é a incapacidade de muitas pessoas não aguentarem estarem sozinhas numa sala e pensarem"
Blaise Pascal
Quantas horas conseguem estar sozinhos com os vossos pensamentos?
Com esta pergunta conseguiria adivinhar como está a vossa conta bancária e como é a vossa vida.
Mas afinal o que é a vida? Para mim é bastante simples e resume-se em duas coisas:
Planear e executar.
Para mim sem dúvida é muito mais complexo planear do que executar. Muitas pessoas são excelentes a executar, no entanto executam o plano errado.
Não há nada pior que percebermos que somos bons a fazer a coisa errada. Existem muitas pessoas que vivem angustiadas numa vida que odeiam. Trabalham por dinheiro, amam por conveniência, têm amigos para não estarem sozinhas etc.
Quando assim é, mais vale vender tudo e ser vagabundo, partir numa aventura. Fazer como o Che e partir numa viagem de mota pela América Latina (vejam o Motorcycle Diaries, excelente filme).
Há também quem seja excelente a planear e péssimo a executar. Embora seja mais raro encontrar este tipo de pessoas.
Controlar a mente é uma tarefa árdua, por isso perguntei quantas horas conseguem meditar num quarto sem iPhone, Facebook, Twitter etc.
Meditar é o segredo para ter sucesso na vida.
Meditar é o segredo para ter sucesso na vida.
29 de dezembro de 2014
A Roda do Tempo
“O homem tem quatro inimigos naturais: o medo, a clareza, o poder e a velhice. Medo, clareza e poder podem ser vencidos, mas a velhice não. Seus efeitos podem ser adiados, mas ela nunca pode ser vencida”
Carlos Castañeda
A Arte da Sedução
26 de dezembro de 2014
Dois pensamentos rápidos sobre o dinheiro
A redistribuição de riqueza é uma estupidez e é algo imoral. A riqueza constrói-se, ganha-se ou intercambia-se. Não se distribui, a menos que seja a tua própria.
As 48 leis do poder
Robert Greene é um génio a escrever sobre assuntos que controlam as sociedades como são a sedução, a maestria ou neste caso o poder.
É um livro bastante sucinto que relata 48 leis que grandes personagensda história têm em comum. O livro mostra como podemos criar uma áurea á nossa volta de forma a sermos respeitados e temidos e colocar os outros a trabalhar para os nossos interesses.
Muito interessante para politicos, empresários, desportistas ou para o indivíduo comum que quer subir na vida.
Porque é que não se deve agradar a todos
A maioria de nós tenta, erradamente, agradar a toda a gente.
Num mundo de 7 biliões de pessoas é impossível agradar a toda a gente. Mesmo alguém como a Madre Teresa de Calcutá, que dedicou a vida a cuidar de crianças sem abrigo, tinha quem não gostasse dela.
Portanto se uma humanitária como a Madre Teresa não agradou a todos, tenho a certeza que a minha forma maluca e excêntrica de ser também não vai agradar.
Warren Buffett, no seu livro "A Bola de Neve" diz "O propósito da vida é amar aquelas pessoas que estão dispostas a amar-te". Buffett pensa que é importante ser amado por um pequeno grupo de amigos e familiares que ele ama de volta.
A história demonstra o mesmo. O ser humano adapta-se melhor a pequenos grupos de 100 a 150 pessoas. Isto é a tua tribo.
No entanto hoje vivemos num mundo ligado com 7 biliões e a maioria vive em cidades com milhares ou mesmo milhões de habitantes. Muitas mais do que aquelas 150 a que o nosso cérebro está programado a agradar.
Quando jovens somos postos em escolas com milhares de outros jovens e isto cria um stress incrível já que como adolescentes temos a tendencia para nos integrarmos e ser universalmente aceite.
Mesmo como adultos continuamos a insistir no mesmo erro. Michael Gerber no seu livro "E-Myth" afirma que a 80% dos negócios fecha após 5 anos por essa mesma razão.
Tentamos criar um sítio de negócio onde 99% das pessoas comprariam.
É certo que Jeff Bezos (CEO da Amazon) descobriu a fórmula de sucesso para essa premissa, mas para nós, resto dos mortais, é extremamente complicado criar uma marca global nos dias que correm.
Das 100 marcas globalmente mais aceites como a Coca-Cola, Apple, Microsoft, Nike, Visa, IBM, Disney etc 70 já existiam há 25 anos.
Todas estas marcas cresceram quando era mais simples e fácil fazê-lo. Todas estas marcas souberam manter a sua posição e foram eliminando a concorrência que não soube preencher o vácuo no mercado.
Apenas uma dessas 100, é fruto da exposição nos últimos 10 anos. O AOL gastou milhoes de dolares em publicidade para se tornar numa marca valiosa. Outros tentaram e todos eles falharam.
Portanto a questão é "Se apenas 1 de 100 marcas conseguiu utilizar a publicidade tradicional para relembrar o público sobre os seus produtos, porque é que a mesma estratégia resultará contigo?"
Sethi Godin, no livro "Vaca Púrpura" diz que a melhor estratégia é ser extraordinário para um pequeno grupo de clientes, no entanto é preciso estofo para aguentar as críticas.
"Ser extraordinário é saber lidar com as críticas, porque apenas quem se sobressai tem o "privilégio" de receber críticas.
O real crescimento aparece quando se vende produtos que irritam, que ofendem, que são muito caros, muito baratos, muito simples, muito complicados, muito "alguma coisa". É certo que para alguns será perfeito e para outros será demasiado "alguma coisa".
Num mundo globalizado ser muito bom já não chega. É preciso ser excelente para se sobressair do resto é é impossível agradar a todos.
Há quem goste de rap, outros odeiam. Há quem viva para a religião e outros nem suportam ouvir essa ideia. Uns gostam de usar All-Stars e outros preferem andar descalços sobre vidros partidos.
Godin diz "ser muito bom é uma ocorrência quotidiana e já nem sequer é digno de referência".
Hoje é preciso ser extraordinário em alguma coisa para ser reconhecido. É preciso fazer parte dum 5% capaz de fazer alguma coisa com excelência.
Alan Nation dizia "A beleza de viver num mundo com 7 biliões de pessoas é que vendas o que venderes, haverá sempre 1 milhão disposto a comprar."
No fundo se estudarmos Jesus Cristo, Maomé, Buda, César Augusto, Marx, JFK, Gandhi, Darwin ou outro qualquer personagem influente, todos seguem o mesmo padrão. Amar muito um pequeno grupo é viver com o criticismo de muitos.
25 de dezembro de 2014
Crescent Moon Dubai
50 tons de cinza
O livro e mais recentemente o filme que todas as mulheres falam, é capaz de aos homens nos parecer uma espécie de diário sexual de uma adolescente apaixonada. Na verdade o livro não tem grande história, a forma como é escrito tambem não é brilhante, mas tem uma leitura tão ligeira que se torna fácil terminar o livro nuns dias.
No fundo vale pela forma como são detalhadas as aventuras sadomasoquistas de Cheistian Grey e Anastácia Steel.
17 de dezembro de 2014
Oil pulling - técnica de limpeza dental
Benefícios
Dentes mais brancos
Diminui a sensibilidade dos dentes
Diminui o risco de gengivites
Melhora o hálito
Alivia dores de cabeça
Reduz problemas cutâneos como o acne
Procedimento
Utilizar uma colher de sopa de qualquer óleo vegetal (girassol, sésamo, côco etc.) e bochechar durante 20 minutos. Não precisa ser de forma agressiva, se não vamos ficar com os maxilares doridos.
Ao misturar-se com a saliva e retendo as toxinas, a quantidade de óleo vai duplicar. É importante não engolir o óleo, já que ao fazê-lo estaríamos a inverter o processo. Quando passarem os 20 minutos cuspa o líquido (branco como leite) para a sanita, uma vez que esse líquido contém bactérias nocivas.
Após isso, bocheche com água quente e lave os dentes normalmente.
16 de dezembro de 2014
Lições sobre petróleo e geopolítica com Daniel Lacalle
Daniel Lacalle é um gestor de fundos de risco especialista em mercados energéticos e dá-nos o seu ponto de vista sobre a queda do preço de petróleo.
A Rússia e o padrão ouro
A alternativa para a Rússia teria sido pôr em prática um câmbio fixo: neste caso, durante o boom dos preços do petróleo as reservas do banco central teriam disparado sem que a taxa de câmbio subisse. Ou seja, a Rússia poderia ter feito o que a China tem feito. Problema resolvido? Não.
15 de dezembro de 2014
The Game
Subscrever:
Mensagens (Atom)