16 de maio de 2014

O capitalismo aumenta a prosperidade e o bem estar


Os Índices de Liberdade Económica, que são publicados anualmente por diferentes organizações que analisam aspectos fundamentais para o bom funcionamento do mercado, incluindo aspectos como a facilidade de fazer negócios, abertura comercial, políticas fiscais, austeridade no gasto público, protecção do investimento, competitividade financeira ou aspectos legais.



Obter um bom resultado nestes relatórios representa um passo em frente no desenvolvimento? Para começar, podemos analisar a questão das receitas. Tendo em conta o Índice de Liberdade Económica da Fundação Heritage, vemos que o PIB per capita (PPC) chega a 45.000$ nas economias mais livres do mundo, um segundo grupo de países que respeita os princípios do "Laissez Faire" chegam aos 38.000$. A situação é completamente oposta nos países onde há menos liberdade económica, uma vez que, neste caso, as receitas ficam abaixo dos 6.500 dólares por cabeça.

Alguns podiam criticar estes índices chamando-os de se focar apenas na economia, no entanto se analisarmos alguns aspectos do chamado bem-estar vemos como não é bem assim:
  • Menos pobreza: Nas economias mais livres o índice de pobreza alcança os 6%. Nos países onde se reprimem os processos de livre mercado chega aos 22%.
  • Mais desenvolvimento humano: Se compararmos o índice de desenvolvimento humano, as economias mais liberais crescem um 30% do que economias menos capitalistas.
  • Menos desemprego: os índices de desemprego em economias capitalistas ronda os 6% menos de metade do que em países hostis aos mercados. A flexibilidade laboral é muito maior em economias liberais.
  • Mais liberdade política: Tanto o índice da Freedom House como da The Economist revelam que existe um vinculo bastante positivo entre liberalismo económico e o desempenho das instituições democráticas. A isto une-se uma taxa de corrupção três vezes menor.
  • Mais para quem menos tem: Os sectores menos remunerados nos países mais capitalistas tem um rendimento cerca de 8735$ anual, enquanto nos países menos livres é de 1061$.
  • Mais esperança de vida: Vive-se aproximadamente mais 20 anos em economias liberais.
  • Maior nivel de alfabetização: Em média, a taxa de alfabetização das mulheres que vivem em países com menos liberdade económica é de 64%; entre os homens, o indicador é de 78,6%. Em comparação, o grupo dos países mais livres em economia de mercado registam classificações de 92,2% e 94,6%, respectivamente.
  • Mais felicidade: Os países capitalistas alcançam 75% de pontuação no Índice de Satisfação Vital frente a 42%.
  • Menos desigualdade entre sexos: Comparando o Índice de Desigualdade de Género com medidas de liberdade económica, vemos que a maioria dos países capitalistas tem uma pontuação duas vezes melhor do que o alcançado pelos países menos amigáveis ​​com o capitalismo (0,34 vs 0,67).
  • Mais amigos do ambiente: Países capitalistas têm melhor pontuação no Índice de Conservação Ambiental. 85% contra 65%.



Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...