30 de novembro de 2014

Bicicleta inteligente


O Baidu domina o mercado de pesquisas online na China, e sonha em ser o próximo Google. Ja lançaram um clone do Chromecast, preparam um dispositivo semelhante ao Google Glass, e até estão a trabalhar num carro autónomo  !
E agora, revelaram mais detalhes sobre outro projeto: uma bicicleta inteligente para a China, onde há 551 milhões de “bikes”.


O Baidu confirmou em julho que estava a trabalhar numa smartbike que “seria capaz de pedalar sozinha”. Infelizmente, não é o caso: a nova bicicleta, chamada DuBike, não é motorizada.
No entanto estará cheia de sensores para detectar a frequência cardíaca, velocidade, cadência (a taxa na qual você pedala), pressão dos pés e muito mais. Os dados são transmitidos via Bluetooth para uma aplicação de smartphone para você acompanhar o seu desempenho.


O guiador possui luzes integradas que fazem parte do sistema de navegação: ao emparelhar a bicicleta com o smartphone, traça uma rota no Baidu Maps e depois recebe instruções luminosas para virar à direita ou esquerda.
A DuBike tem um sistema operativo próprio que integra a navegação, monitorização de saúde e até acesso a redes sociais onde pode partilhar quantos quilômetros pedalou. Tem ainda um GPS embutido, para sempre saber onde está sua bicicleta.

Tudo isso é movido por um hub “que converte energia cinética em elétrica” – a bicicleta será basicamente um dínamo.

A bicicleta foi projetada pelo IDL (Instituto de Aprendizagem Profunda), do Baidu, em conjunto com a Universidade Tsinghua, uma das 50 melhores do mundo. No entanto, alguns críticos dizem que ela pode ser muito pesada (o Baidu não revela especificações), e que a ausência de um visor para acompanhar o desempenho pode ser um problema.

A DuBike será lançada na China até o final do ano – e ainda não se sabe o preço. É também improvável que saia na Europa nos próximos tempos.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...