Lincoln com piercing, Thatcher, com cabelos loiros, Lenine com tatuagem... são apenas algumas ilustrações do artista israelita Amit Shimoni, que muda radicalmente a aparência de líderes mundiais e celebridades transformando-os em hispters.
4 de janeiro de 2015
Pensar como Bobby Fischer
Como diz Lao Tzu "Prepara-te para o difícil quando é fácil". Mais fácil fazer a manutenção de um avião em terra do que arranjar o motor em pleno voo. Não vais querer planear no meio de uma dificuldade.
Prepara-te para o amanhã, hoje. Quando te sentares sozinho e pensares, não vais procurar pela "verdade interior", mas sim assimilar a informação absorvida dos livros e das ideias que recebeste ao longo do dia. Como diz Dale Carnegie "A único conhecimento que interessa é aquele que é utilizado".
Pensa, pensa, pensa! O mundo não é movido pelos consumidores ou pelos idiotas, mas sim pelos pensadores.
Pablo Picasso e ser prolífico
Patrick O'Brien
A revolta de Atlas
Este é daqueles livros aos quais não se pode ficar indiferente. Ou se ama ou se odeia. A própria escritora, Ayn Rand, não deixava ninguém indiferente e ainda hoje é vista como "descendente do próprio diabo" por muitos sectores da esquerda.
O livro pode parecer ultrapassado (pela forma como está escrito) e chato nas primeiras 400 páginas, onde é relatada a história de uma executiva de uma empresa ferroviária que luta para manter viva a empresa herdada do avô em tempos onde o Estado se tornou gigantesco e a cada dia que passa cria mais leis e regulações que tornam a vida de empresários e empreendedores cada vez mais difícil. No entanto quando há um diálogo sobre o dinheiro e a sua função na sociedade, o livro fica cada vez mais envolvente e interessante.
Atlas Shrugged foi considerado o 2º livro mais influente nos Estados Unidos, ficando apenas atrás da Bíblia. É o livro de cabeceira de milhares de empresários em todo o mundo e apesar de ter 58 anos continua a ser um relato profético de quando a sociedade embarca em delírios colectivistas.
Ouvir música é uma perda de tempo?
É indiscutível que a música faz as pessoas serem mais felizes. Mas será que tudo o que nos faz felizes é benéfico?
3 de janeiro de 2015
Pensamento do dia
“Enquanto os homens viverem juntos na Terra e precisarem de um meio para negociar, se abandonarem o dinheiro, o único substituto que encontrarão será o cano do fuzil.”
Ayn Rand
2 de janeiro de 2015
A verdadeira rede social
Ser social é complicado. O professor da Universidade de Harvard, Daniel Lieberman, afirma que o estado normal do cérebro é ser social.
Quando não pensamos estrategicamente, o nosso cérebro volta ao seu estado normal, formulando algumas destas questões:
Ela/ele gosta de mim?
Será que falam de mim pelas costas?
Será que vou ser promovido?
Em quem posso confiar?
Pensar de forma profunda
"A raiz de todos os problemas da humanidade é a incapacidade de muitas pessoas não aguentarem estarem sozinhas numa sala e pensarem"
Blaise Pascal
Quantas horas conseguem estar sozinhos com os vossos pensamentos?
Com esta pergunta conseguiria adivinhar como está a vossa conta bancária e como é a vossa vida.
Mas afinal o que é a vida? Para mim é bastante simples e resume-se em duas coisas:
Planear e executar.
Para mim sem dúvida é muito mais complexo planear do que executar. Muitas pessoas são excelentes a executar, no entanto executam o plano errado.
Não há nada pior que percebermos que somos bons a fazer a coisa errada. Existem muitas pessoas que vivem angustiadas numa vida que odeiam. Trabalham por dinheiro, amam por conveniência, têm amigos para não estarem sozinhas etc.
Quando assim é, mais vale vender tudo e ser vagabundo, partir numa aventura. Fazer como o Che e partir numa viagem de mota pela América Latina (vejam o Motorcycle Diaries, excelente filme).
Há também quem seja excelente a planear e péssimo a executar. Embora seja mais raro encontrar este tipo de pessoas.
Controlar a mente é uma tarefa árdua, por isso perguntei quantas horas conseguem meditar num quarto sem iPhone, Facebook, Twitter etc.
Meditar é o segredo para ter sucesso na vida.
Meditar é o segredo para ter sucesso na vida.
29 de dezembro de 2014
A Roda do Tempo
“O homem tem quatro inimigos naturais: o medo, a clareza, o poder e a velhice. Medo, clareza e poder podem ser vencidos, mas a velhice não. Seus efeitos podem ser adiados, mas ela nunca pode ser vencida”
Carlos Castañeda
A Arte da Sedução
26 de dezembro de 2014
Dois pensamentos rápidos sobre o dinheiro
A redistribuição de riqueza é uma estupidez e é algo imoral. A riqueza constrói-se, ganha-se ou intercambia-se. Não se distribui, a menos que seja a tua própria.
As 48 leis do poder
Robert Greene é um génio a escrever sobre assuntos que controlam as sociedades como são a sedução, a maestria ou neste caso o poder.
É um livro bastante sucinto que relata 48 leis que grandes personagensda história têm em comum. O livro mostra como podemos criar uma áurea á nossa volta de forma a sermos respeitados e temidos e colocar os outros a trabalhar para os nossos interesses.
Muito interessante para politicos, empresários, desportistas ou para o indivíduo comum que quer subir na vida.
Porque é que não se deve agradar a todos
A maioria de nós tenta, erradamente, agradar a toda a gente.
Num mundo de 7 biliões de pessoas é impossível agradar a toda a gente. Mesmo alguém como a Madre Teresa de Calcutá, que dedicou a vida a cuidar de crianças sem abrigo, tinha quem não gostasse dela.
Portanto se uma humanitária como a Madre Teresa não agradou a todos, tenho a certeza que a minha forma maluca e excêntrica de ser também não vai agradar.
Warren Buffett, no seu livro "A Bola de Neve" diz "O propósito da vida é amar aquelas pessoas que estão dispostas a amar-te". Buffett pensa que é importante ser amado por um pequeno grupo de amigos e familiares que ele ama de volta.
A história demonstra o mesmo. O ser humano adapta-se melhor a pequenos grupos de 100 a 150 pessoas. Isto é a tua tribo.
No entanto hoje vivemos num mundo ligado com 7 biliões e a maioria vive em cidades com milhares ou mesmo milhões de habitantes. Muitas mais do que aquelas 150 a que o nosso cérebro está programado a agradar.
Quando jovens somos postos em escolas com milhares de outros jovens e isto cria um stress incrível já que como adolescentes temos a tendencia para nos integrarmos e ser universalmente aceite.
Mesmo como adultos continuamos a insistir no mesmo erro. Michael Gerber no seu livro "E-Myth" afirma que a 80% dos negócios fecha após 5 anos por essa mesma razão.
Tentamos criar um sítio de negócio onde 99% das pessoas comprariam.
É certo que Jeff Bezos (CEO da Amazon) descobriu a fórmula de sucesso para essa premissa, mas para nós, resto dos mortais, é extremamente complicado criar uma marca global nos dias que correm.
Das 100 marcas globalmente mais aceites como a Coca-Cola, Apple, Microsoft, Nike, Visa, IBM, Disney etc 70 já existiam há 25 anos.
Todas estas marcas cresceram quando era mais simples e fácil fazê-lo. Todas estas marcas souberam manter a sua posição e foram eliminando a concorrência que não soube preencher o vácuo no mercado.
Apenas uma dessas 100, é fruto da exposição nos últimos 10 anos. O AOL gastou milhoes de dolares em publicidade para se tornar numa marca valiosa. Outros tentaram e todos eles falharam.
Portanto a questão é "Se apenas 1 de 100 marcas conseguiu utilizar a publicidade tradicional para relembrar o público sobre os seus produtos, porque é que a mesma estratégia resultará contigo?"
Sethi Godin, no livro "Vaca Púrpura" diz que a melhor estratégia é ser extraordinário para um pequeno grupo de clientes, no entanto é preciso estofo para aguentar as críticas.
"Ser extraordinário é saber lidar com as críticas, porque apenas quem se sobressai tem o "privilégio" de receber críticas.
O real crescimento aparece quando se vende produtos que irritam, que ofendem, que são muito caros, muito baratos, muito simples, muito complicados, muito "alguma coisa". É certo que para alguns será perfeito e para outros será demasiado "alguma coisa".
Num mundo globalizado ser muito bom já não chega. É preciso ser excelente para se sobressair do resto é é impossível agradar a todos.
Há quem goste de rap, outros odeiam. Há quem viva para a religião e outros nem suportam ouvir essa ideia. Uns gostam de usar All-Stars e outros preferem andar descalços sobre vidros partidos.
Godin diz "ser muito bom é uma ocorrência quotidiana e já nem sequer é digno de referência".
Hoje é preciso ser extraordinário em alguma coisa para ser reconhecido. É preciso fazer parte dum 5% capaz de fazer alguma coisa com excelência.
Alan Nation dizia "A beleza de viver num mundo com 7 biliões de pessoas é que vendas o que venderes, haverá sempre 1 milhão disposto a comprar."
No fundo se estudarmos Jesus Cristo, Maomé, Buda, César Augusto, Marx, JFK, Gandhi, Darwin ou outro qualquer personagem influente, todos seguem o mesmo padrão. Amar muito um pequeno grupo é viver com o criticismo de muitos.
25 de dezembro de 2014
Crescent Moon Dubai
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