2 de janeiro de 2015

A verdadeira rede social


Ser social é complicado. O professor da Universidade de Harvard, Daniel Lieberman, afirma que o estado normal do cérebro é ser social.

Quando não pensamos estrategicamente, o nosso cérebro volta ao seu estado normal, formulando algumas destas questões:

Ela/ele gosta de mim?
Será que falam de mim pelas costas?
Será que vou ser promovido?
Em quem posso confiar?


É por estes motivos que hoje a maior parte das pessoas passa a vida a olhar para o telefone e no facebook.
O professor Lieberman afirma que se o Facebook fosse uma religião seria a 3ª maior do mundo. Logo a seguir ao Cristianismo e ao Islamismo.

Ser social é daquelas coisas que não se pode aprender. Lidar com a complexidade da mente humana é complicado.

Muitas pessoas sofrem de SPDM ou Síndrome de Personalidade Demasiado Grande. Ou seja são pessoas que querem aquilo que não merecem e estão dispostas a tornar a tua vida um inferno se for preciso.
Os interesses humanos estão sempre em conflito. Uma vitória tua, não é uma vitória para os outros.

A procura dos interesses pessoais é tão caótica que cria uma ineficiência social. Se não acreditam, olhem para os números de divórcios, violência doméstica e depressão.

A maior parte dos problemas têm origem social, mas a melhor parte da vida também é social. Ou seja é impossível ser feliz sem o chamado "Trio Social". Familia, amigos e amor.

Um dos meus amigos diz que se pode julgar o carácter de alguém pelo valor que este dá á família. E talvez seja verdade. Lembro-me de um post duma amiga pelo dia da Mãe que dizia o seguinte: "A minha mãe odeia-me há 10 anos e eu também a odeio. Mas mesmo assim... Feliz Dia da Mãe.
Ás vezes a família pode ser complicada, mas se pretendemos melhorar a nível social devemos melhorar a nossa relação com a família.





Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...