Risto Mejide é um marketeer espanhol, mais conhecido por ter sido um dos júris mais temidos da Operação Triunfo (programa parecido ao Ídolos) por dizer sempre aquilo que pensava, sem se cortar nem um pouco. Risto, tomou para si o lema de vida que diz "Se dizes alguma coisa e não chateias ninguém é porque não disseste nada". Falem bem ou mal de mim, que continuem a falar.
Lançou um livro o ano passado, Annoyomics: el arte de molestar para ganar dinero, que defende que as marcas e pessoas devem molestar para ganhar dinheiro. Como defendi há uns tempos,
não devemos agradar a toda a gente. Segundo, Risto Mejide esta é a melhor forma de identificar um alvo para direccionar a nossa moléstia. Chatear os nossos inimigos ou competidores é a melhor forma de atingir os nossos objectivos. Esta moléstia não pode ser o insulto, porque o insulto é a forma mais clara de demonstrar insegurança.
Risto demonstra também como marcas e empresas são molestas para os seus clientes e conseguem liderar o mercado. A Ryanair é um desses exemplos, onde a insistência em limitar os seus clientes onde um voo se torna quase num circo, vendem de quase tudo de uma forma molesta. Michael O'Leary, CEO da Ryanair conhecido pelos seus actos controversos, conseguiu liderar o mercado da aviação doméstica na Europa. A história que lançou para a comunicação social que iria cobrar 1€ por ir à casa de banho durante o voo, fez com que a Ryanair se tornasse na marca mais falada durante 2013 e consequentemente liderou o mercado low-cost.
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