23 de setembro de 2008

Dia da Tecnologia

E o que se pode dizer deste segundo dia do Outono de 2008? Que foi rico em tecnologia, foram 3 lançamentos/apresentações de propostas distintas mas interessantes. Comecemos por ordem cronológica.

Adobe Creative CS4




A Adobe apresentou a sua nova suite, com nova cara e com lançamento previsto para Outubro, a empresa californiana presenteou-nos com muitas novidades:

Adobe Photoshop CS 4

Utilização de aceleração gráfica via GPU, zoom muito mais suave.
Ferramenta “Content-Aware Scaling”: recompõe imagens em tempo real enquanto são redimensionadas, mantendo elementos vitais da composição.
Novo painel de ajustes não-destrutivos.
Pinturas e composições em modelos 3D, inclusivé com aplicação de texturas 2D.
Canvas rotativo.
Recurso de auto-alinhamento e auto-mesclagem de layers para panoramas em 360º.
Correcção de cores melhorada.
Melhor integração com o Photoshop Lightroom.
Nova interface com abas e janela que ocupa 100% da área de trabalho.
Bridge CS4 com uma performance bem melhor e agilidade na transferência de imagens para o Photoshop.

Illustrator CS4

Nova ferramenta “Blob”, para desenhos mais naturais
Suporte a projetos com múltiplas páginas via crop de Artboards.
Habilidade de criar gradientes elípticos e com transparência.
Melhorias nas Smart Guides.
Integração do Kuler na funcionalidade Live Color.
Modo de isolamento de objetos aprimorado.

InDesign CS4

Chegada do IDML (InDesign Markup Language), representação XML de documentos do InDesign.Nova ferramenta “Live Preflight” para identificação de erros de produção em design.
Painel de “Links” personalizavel.
Exportação de arquivos XFL e integração com o Flash CS4 Professional para a adição de interatividade, animações e navegação.
Nova opção “Conditional Text” possibilita a criação de múltiplas edições de um mesmo documento, óptimo para a geração de versões em outros idiomas.
Recurso “Cross-References” facilita a gestão de documentos com formulários longos.

Dreamweaver CS4

Pré-visualização de sites (”Live View”) bem mais precisa, inclusivé com testes de interações. O sistema de renderização WebKit, do Safari.
Novos recursos “Related Files” e “Code Navigator” aprimoram o processo de trabalhar com sites e códigos de documentos que incluam arquivos CSS externos, bibliotecas JavaScript, arquivos conectados e/ou códigos server-side.
Trabalho com estilos CSS bastante aprimorado, redirecionamento automático para as regras e parâmetros relacionados.
Integração com o Photoshop via Smart Objects.

Flash CS4 Professional

Novo modelo de animações elimina necessidade de inserção manual de keyframes e ajustes de tween.
Novas capacidades de transformação de objectos 3D.
Interface unificada com outros programas CS4 e novas opções de exportação.
Suporte ao XFL para abertura de documentos do After Effects e InDesign diretamente no Flash.

T-Mobile G1Phone



E foi apresentado o GPhone e o esperado Android, o sistema operativo móvel da Google parece que deixou muito a desejar. A interface parece de 2001 sem qualquer critério gráfico entre aplicações, a sincronização com apenas uma conta Google, a ausência de um leitor video, a ausência de uma aplicação para sincronização com o computador são algumas das falhas que muitos utilizadores não perdoam. Coisas boas? Bem, tem todas as aplicações do Google e até tem o Chrome adaptado para telefone. Tudo isto para o apelidado "iPhone Killer"!!


Magalhães



O portátil português que afinal não é tão português quanto isso foi apresentado também hoje com grande pompa e circunstância, mostrando que vivemos num país tecnologicamente avançado. O Sr. Sócrates fez questão de se vangloriar mais uma vez, mas politiquices à parte, o Magalhães é uma boa proposta, mais pelo seu preço do que por outra coisa. O portátil já existe à muito tempo em vários países e a tecnologia é inteiramente americana (ClassMate PC) mas o seu plano de distribuição e preço isso sim é inteiramente português. Várias questões foram levantadas como o controlo parental, acessos à internet e assistência técnica e suporte, mas a ministra da educação não soube responder (principalmente à primeira). Não sei até que ponto se justifica uma criança de 6 anos ter um computador próprio e em que é que isso vai ajudar a melhorar o ensino português sobretudo porque as crianças estavam mais preocupadas com os jogos. Enfim, o tempo o dirá... importa só salientar que o programa e-escolas não abrange quem mais precisa deles: os estudantes universitários!

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...