16 de março de 2008

Razões para mudar para Mac



1- O OS X Leopard, ultima versão do sistema operativo da Apple, tem de facto muitas novidades que serão regra nos próximos sistemas operativos.

2- Um sistema operativo realmente fácil de usar. Deixa de te preocupar com virus, spyware, malware etc. Com o Mac OS X não se está vulnerável a esse tipo de bicharada.

3- Esquece perda de performance por estar a instalar e desinstalar programas. O mac OS não usa ficheiros de registo do Windows nem livrarias *.dll*. Pode-se instalar e desinstalar à distância de enviar a aplicação para o Lixo. Alguns programas deixam algum “lixo” mas para isso temos o AppZapper.

4- Uma óptima gestão de ficheiros multimédia. Com o iLife temos uma excelente forma de guardar as nossas fotos, vídeos e fazer pequenas músicas. Depois disso podemos apresenta-las aos nossos amigos e familiares com efeitos de transição espectaculares.

5- iWork. O equivalente ao Office da Microsoft é um pacote de aplicações muito interessante com templates originais e totalmente editáveis. Podemos exportar depois para ficheiros compativeis para o Office do Windows ou para PDF. Algumas pessoas queixam-se que o iWork é muito básico, mas para quem deseja aplicações mais completas há o Office 2008 para mac.

6- Uniformização das aplicações. A apple tem como regra uma interface gráfica que todos os programadores tem de seguir. Desta forma as aplicações são bastante uniformes e muito fáceis de utilizar. Exemplo disso é o iTunes que é bastante parecido com o Finder (equivalente ao Windows Explorer) ou o Mail.app que é parecido ao iWork.

7- Spotlight. Encontra os teus ficheiros ou aplicações digitando o nome deles no icone da lupa no canto superior direito.

8- Stacks. Novidade do Leopard, nesta aplicação temos os nossos downloads, aplicações ou ficheiros organizados na dock em forma de leque, grelha ou lista.

9- Dashboard. Novidade integrada no Tiger, onde podemos ter uma infinidade de Widgets ou Gadgets como a meteorologia, procura de voos, salas de cinema etc. O safari no Leopard tem uma opção para fazer as nossas próprias widgets.

10- Nomeando, algumas dessas features, temos o Time Machine. Excelente software para backup de ficheiros e sistema. Usa um disco externo formatado em HFS+ (formato de ficheiros da Apple) e faz backups automáticos do nosso computador

11- Bootcamp, VM Ware ou Parallels. Todos eles permitem correr Windows no mac. A primeira faz uma partição no disco onde podemos escolher ao ligar o computador que sistema operativo usar. As outras duas aplicações permitem correr windows dentro do Mac OS X.

12- Spaces. O spaces permite fazer diversos ambientes de trabalho. Por exemplo temos várias aplicações abertas, um jogo, o Word e estamos a ler o nosso mail. À distância de uma tecla podemos arrastar as aplicações para distintas janelas e assim manter o ambiente de trabalho mais organizado.

13- Excelente autonomia. Todos os macs portáteis tem uma autonomia de mais ou menos 3 a 5 horas (isto usando o Mac OS X)

14- 64 Bits, o Leopard é um sistema operativo de 64 Bits. Contudo, isso não faz perder qualquer incompatibilidade com Software mais antigo.

15 - Incompatibildades. Mais um mito que as pessoas fizeram à volta do mac. Todos os ficheiros windows como fotos, mp3, videos, pdf’s, arquivos de office são completamente compatíveis com Mac.

16- Software. À excepção de programas muito específicos há sempre uma alternativa para mac. Se necessitamos mesmo de um programa que só há para Windows corremos o Bootcamp ou outro para usá-la

17- Jogos. Este ainda é um handicap do mac. Há um catalogo de jogos para mac mas é um pouco reduzido e incomparável ao do Windows. Depois o hardware dos mac’s é um pouco limitado para jogos mais puxados. Mas um MacBook Pro ou um iMac correm na perfeição a maioria dos jogos para windows.

18- Raramente terás que fazer uma desfragmentação ao disco.

19- Aplicações extremamente rápidas. Ao contrário do windows os programas abrem muito rápido no mac OS X. O Photoshop que é uma aplicação pesada demora cerca de metade do tempo que demora a abrir em windows no meu caso.

20- Pronto a trabalhar. Desligar o computador e voltar a ligar e estar pronto a trabalhar demora cerca de 1 minuto. Podemos igualmente deixa-lo em hibernação e é so levantar a tampa do portátil e estamos prontos para usar o computador.

21- Os macs não são assim tão caros. É claro que encontrarás alternativas a um mac muito mais baratas e com hardware melhor. Mas não funcionarão tão rápido ao usar o Windows. Ao comprar um mac pensa da mesma forma como se estiveres a comprar um electrodoméstico. Quando vais comprar uma máquina de lavar não vais olhar às rotações por minuto e outras questões técnicas. O mac é igual pode ter hardware inferior a algumas marcas mas o Mac OS X gere perfeitamente o hardware para que tires o maior partido do computador.

22- iChat. É um programa polémico. Tudo o que ele permite fazer é extraordinário mas não tem suporte para o MSN.

23- Fonts. O mac tem melhor qualidade das fonts que o windows. Na leitura de um texto é mais atractivo le-lo em mac que em windows.

24- Gestão da Cor. Para profissionais da edição de imagem isto é fabuloso, o mac tem melhor gestão de cor que o windows e reconhece mais tipos de cinzentos.

25- QuickLook. Vê os teus ficheiros sem teres de abri-los. Tudo isto à distância da tecla spacebar.

26- Atalhos. Tudo bem que o Windows também os tem. Mas em mac uso-os mais frequentemente. Seja para ver uma informação de um ficheiro ou para fechar uma aplicação.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...