31 de março de 2008

Um génio


Sempre gostei de Barcelona, adoro o movimento da cidade, a cultura, enfim a maneira de viver...Sempre que lá estive nunca prestei grande atenção ao trabalho de Antoni Gaudi, o eterno arquitecto da "art noveau" catalã.
Desta vez dei especial atenção à Barcelona de Gaudi. Subindo pela Plaza Catalunya chegamos a casa Batló, magnifica construção inspirada em escamas de peixe e na dorsal de um dragão. Não tive oportunidade de visitar nem esta casa nem a Casa Milá localizada no Paseig de Grácia.
No primeiro dia em Barcelona aconselho uma visita ao Parc Güell, um parque fantástico que deixa muito a invejar a outras cidades europeias, parece saído de um conto de fadas.
É impressionante ver o cuidado, a minúcia com que cada azulejo e que cada construção foi feita. Depois a cor, Gaudi faz o uso de variadas cores garridas, contudo impressiona a conjugação que ele fez delas sem nunca destoar. É um parque para perder uma tarde, quer a passear, a ler ou a apreciar a vista sobre Barcelona.
Sagrada Família, foi aqui que Gaudi despendeu a maior parte da sua vida e foi a caminho do Templo que perdeu a sua vida. Quando saímos do metro pode não impressionar, e se saímos na parte nova do Templo a desilusão pode ser ainda maior. Aconselho a sair na parte antiga a aproximar-se do templo e a apreciar o detalhe de cada escultura e o pormenor do trabalho de Gaudi.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...