25 de abril de 2008

Corrupção - o Filme


Entristece-me a falta de criatividade que há no cinema português. Dos últimos filmes que vi, apenas 2 se salvam do marasmo que se vive na sétima arte feita em terras lusas. Falo obviamente de "Alice" e "Coisa Ruim", filmes diferentes é certo, sem grande explosão mediática, mas com argumentos interessantes cada um à sua maneira.
Venho falar de "Corrupção", filme de João Botelho adaptado das crónicas de Carolina Salgado. A primeira coisa que me irrita nos sucessos cinematográficos portugueses é a falta de oportunidades que se dão a actores. Tanto em "O Crime do Padre Amaro", "Call Girl" ou este corrupção repetem-se as caras de Nicolau Breyner, João Lagarto, Virgílio Castelo entre outros...além de se repetirem as caras repetem-se os registos, que pouco variam.
Outra coisa que vai mal é que para que os filmes portugueses tenham sucesso tem que ter ou sexo ou escândalos, pergunto se o povo português está a ficar apático e cinzento, controlado por uma mentalidade de revista cor-de-rosa? Estou enganado ou no nosso país a criatividade literária e os contos populares sempre foram férteis? Porque não aproveitar tanta matéria prima para fazer algo interessante...Definitivamente o cinema português precisa de uma lufada de ar fresco...
Quanto ao filme propriamente dito, não tenho muito a acrescentar ao que disse acima, exceptuando uma magnifica interpretação de António Pedro Cerdeira. Quanto à interpretação de Margarida Vila-Nova não desgostei, mas está longe de ser excelente, o que me falta saber é se a artificialidade da actuação é devido a Carolina Salgado ser mesmo assim ou porque não dava para mais...Espero mais filmes com a sua presença para ver se me convence...

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...