5 de abril de 2008

Time Machine - Crítica


Tenho o Mac OS X Leopard desde o seu lançamento, adoro o sistema e todas as novas features são de grande utilidade. Uma delas, e que ainda não tinha utilizado até à data por ter o disco externo formatado em NTFS dos tempos do Windows, é o Time Machine.
Esta é uma aplicação de back-up do sistema, não se trata de um sistema de restore como há no windows, mas sim de back-up integral.
Decidi então explorar esta aplicação, gravei os meus dados em dvd's, já que requer uma formatação do disco em HFS+ (formato de ficheiros do mac) e procedi os passos até o Time Machine me fazer uma cópia do meu sistema em cerca de 2 horas para 110GB.
Depois de feita a cópia de segurança dos meus dados, investiguei nas pastas de backup do meu disco e vi todos os meus ficheiros, desde programas, fotos, música, videos e downloads. Depois para testar resolvi apagar um ficheiro do meu computador, liguei o disco externo, abri a pasta onde ele estava anteriormente, abri o Time Machine, e no campo de procura digitei o nome do ficheiro...et voila...apareceu, cliquei em restore e voltei a te-lo na pasta de origem.
Esta feature também permite reparar o nosso sistema caso não o consigamos arrancar normalmente. É só arrancar pelo dvd do Leopard, ir a utilitários de disco>Time Machine e não necessitamos de formatar o sistema operativo.
De 2 em 2 dias procedo ao backup, é só ligar o disco ao computador e automáticamente o backup é feito. Em média tenho sempre de 600Mb a 2Gb de dados a copiar, isto devido aos meus downloads constantes.
Recomendo a todos os utilizadores de Mac OS X Leopard

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...