26 de abril de 2008
Microsoft e as suas estratégias
Depois de uma visita de Steve Ballmer aqui a Espanha, fiquei a entender de todo a estratégia (se é que lhe podemos chamar isso) da Microsoft. Vejamos, a Microsoft anda notoriamente a correr atrás do prejuizo depois de anos a dormir à sombra da bananeira.
A história começa com o Firefox que quando apareceu, o IE já não via uma actualização há alguns anos, e quando viu a Mozilla a "morder-lhe os calcanhares" decide começar a desenvolver o IE7.
Segundos concorrentes de peso: Adobe e Apple. Com estas duas empresas a começarem a ganhar mercado a Microsoft decide atacar a Adobe com o Silverlight concorrente do Adobe Flash (instalado em quase todos os computadores do mundo) e umas suites Expression que me parecem serem manhosas (ainda não experimentei) para concorrer com a Adobe CS3. Com a Apple já se sabe que produtos como o Zune e o Vista (lançamento antecipado para não ficar atrás na corrida) foram feitos para correr atrás do prejuízo.
Para o final deixo a Yahoo. Toda a gente sabe que o MSN é um motor de busca ranhoso e a Microsoft apercebeu-se que estava a ficar para trás na corrida da Web 2.0 e que o Google gera mais receitas de publicidade que eles, decide fazer uma investida feroz à Yahoo. Por último a questão do código aberto, Ballmer disse que foi uma iniciativa que partiu dele, abrir o código de algumas aplicações Microsoft, e isto só se entende com a crescente popularidade que o Open-Source tem vindo a ter e que a Apple já se tinha apercebido disso.
Não vou falar da X-Box porque não domino esse assunto das consolas.
O discurso de Ballmer, aliás, foi de atacar os adversários, disparando em todas as direcções, quer na Google, Nintendo,Apple e Linux. Conclusão, a Microsoft está a acordar tarde para a realidade, e o gigante parece atordoado com as investidas dos concorrentes mais pequenos.