15 de maio de 2015

10 coisas que se deviam aprender na escola


Os políticos falam muito na educação e o que se podia fazer para melhora-la, no entanto se analisar-mos qualquer currículo escolar, parece que não há muito interesse em formar cidadãos esclarecidos e formados. Se não vejamos estes 10 pontos:


1. Direito - Não me refiro ao Direito estudado por quem deseja ser um advogado, mas ao direito civil do dia a dia. As regras do jogo. Como é que podemos jogar sem saber as regras? Falo em direito do consumidor, direito civil, direito tributário, direito comercial...

2. Falar em público - Falar diante de uma plateia é o maior medo das pessoas. A oratória é algo complicado de dominar e é muito importante para o crescimento profissional e para a liderança. Como é possível que alguém passe mais de 15 anos num sistema educativo que não o preparou para ter uma boa oratória? Foi falta de tempo? Não. Estavamos ocupados a estudar as dinastias ou a decorar a tabela periódica.

3. Inteligência emocional - Como reagir a situações adversas, aprender a perder, aprender a ganhar, saber colocar-se no lugar dos outros, criar empatia, aprender a liderar, saber trabalhar em grupo, como lidar com a ansiedade, com as frustrações, com o medo etc.

4. Finanças pessoais - O nível de endividamento, cálculo de juros para financiamentos, negociação, gestão de património etc. É inacreditável que se perca tanto tempo numa escola sem aprender a gerir a própria vida.

5. Nutrição - As taxas de obesidade crescem em todo o mundo. Nutrição é algo que deve ser estudado todas as semanas.

6. Empreendedorismo - Não apenas na forma de criar uma empresa, mas também como empreender numa carreira profissional, empreender com a mesada, saber usar a internet para estes efeitos etc.

7. Desporto - O desporto tem ensinamentos importantíssimos para a vida. Foco, trabalho em equipa, inteligência emocional, determinação, superar desafios. O desporto tem de ser mais que ginástica e 15 minutos de futebol

8. Serviço social e voluntariado Além da experiência valiosíssima de lidar com os mais necessitados, a abordagem humana e ter acesso às contradições da sociedade trariam questionamentos valiosos para as próximas gerações.

9. Política e sociologia de forma isenta e não doutrinária.

10. Primeiros socorros Saber socorrer ou como agir com alguém que está numa emergência

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...