11 de maio de 2015

Como ler um livro

Ler livros é a melhor forma de conseguir um mentor. Qualquer das mentes mais brilhantes da humanidade pode nos ensinar através de livros e não existe nada melhor que aprender com os erros e acertos dos outros.
Na era da informação aceder a qualquer autor está à distância de alguns clicks. Mais que nunca estamos a ser levados em ombros de gigantes do conhecimento.

Um dos erros mais comuns quando se lê um livro é que devemos ler do princípio ao fim, começando da página 1 até ao fim. Isso pode fazer sentido para romances, mas quando se trata de outro tipo de género, é uma forma bastante lenta de extrair as lições que devemos aprender. 
Se o título do capítulo 7 nos interessa, porque não começar o livro a partir daí? Muitas vezes, as editoras pedem aos autores para preencher páginas, uma vez que um livro pode muito bem ser resumido a duas ou três ideias chaves. A leitura deve ser um exercício parecido ao do mineiro que procura os grãos de ouro entre as pedras.

Por onde começar?

A melhor forma de ler um livro é que os outros o leiam por nós, por isso tendo resumos ou notas de outros pode ajudar a ter o conhecimento mais rápido.

Muitas vezes a descrição ou a análise do livro em sites especializados ajudam-nos a entender de que se trata a obra, o que facilita o processo de absorção de conhecimento. A leitura da contracapa também ajuda nessa tarefa.
Nas orelhas do livro contém também informação sobre o autor, o que é importante para ver se realmente é entendido no assunto assim como na escrita.

A importância do índice

Sabendo daquilo que se trata o livro, o próximo passo é ler o índice ou a tabela de conteúdo. A partir daí podemos começar pelo tema que nos interessa e descodificar a estrutura.

Filtragem rápida

Como tinha dito a maior parte dos livros tem muita palha no meio do conteúdo que realmente interessa. Existem milhões de livros publicados e se os tentarmos ler palavra por palavra, vamos perder uma quantidade preciosa de tempo. 
Imaginemos duas pessoas, uma demora um mês para ler um livro, lendo todos os detalhes e outra que lê 30 livros por mês retirando o conhecimento realmente importante. Qual será a mais produtiva?

O que aconselho é uma filtragem rápida passando os olhos pela totalidade do livro em apenas 5 minutos. Ler a introdução e o primeiro capítulo podem ser essenciais, dado que a ideia principal do livro encontra-se aí. 

Descobrindo os grãos de ouro

Fazendo a primeira filtragem é provável que encontremos a ideia do livro. No entanto uma segunda filtragem, dedicando 20 minutos a ler os primeiros parágrafos dos capítulos pode ajudar-nos a encontrar o conteúdo que realmente interessa.
No início pode ser complicado e podemos achar que não entendemos nada do livro. É perfeitamente normal, dado que estamos a treinar o nosso cérebro a focar-se, com o tempo melhora.

Numa terceira filtragem onde dedicaremos mais tempo, aconselho a ler aqueles capítulos que nos interessam palavra por palavra. Lembrem-se que já não somos crianças e podemos "começar a refeição pela sobremesa".
No final dos capítulos normalmente encontramos o resumo daquilo que foi escrito e podemos ver se tem interesse perder tempo com o conteúdo.

Podemos sempre voltar

Os livros não são para ler, arrumar na estante e deixá-los a ganhar pó. Podemos sempre regressar a ele e reler as partes que achamos interessantes. Um conselho que dou é ter os livros na sua versão digital sempre connosco e podemos pesquisar as palavras que nos marcaram na primeira leitura.

Para terminar e para quem quiser ler melhor e mais rápido, recomendo o livro "A Arte de Ler" de Mortimer J. Adler e Charles Van Doren






Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...