6 de maio de 2015

Hábitos e Fast Food


"Consideremos a fast food por exemplo. Paremos só desta vez no McDonalds. As refeições são baratas. Sabem tão bem. No fim de contas, uma só dose de carne processada, batatas fritas salgadas e refrigerante açucarado não é grande risco para a saúde, pois não? Um dia não são dias. Mas os hábitos emergem sem a nossa autorização. Vários estudos demonstram que em geral as famílias não tencionam comer fast food regularmente. O que acontece é que depressa um padrão mensal se torna num padrão semanal e à medida que as recompensas se tornam num hábito pode tornar-se num padrão bi-semanal.

Por exemplo, cada restaurante McDonalds tem o mesmo aspecto. A empresa procura deliberadamente padronizar a arquitectura e aquilo que os empregados dizem aos clientes de forma a que tudo se torne numa rotina. Os alimentos são confeccionados de modo a produzirem sensação de recompensa imediata. As batatas, por exemplo, estão feitas para começarem a desintegrar-se mal tocam na língua, de forma a libertar o mais depressa possível uma porção de sal e gordura, excitando os centros de prazer e fazendo com que o cérebro de fixe no padrão. Nada melhor para fortalecer o ciclo do hábito."

Charles Duhigg em "A Força do Hábito"

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