7 de maio de 2008

Energia Solar


Concentrador de luz torna energia solar competitiva com petróleo e carvão. A empresa emergente Sunrgi apresentou um novo sistema de lentes que concentra a luz do Sol, fazendo-a chegar às células solares com uma intensidade 1.600 vezes maior do que a luz do Sol normal, resultando no mais eficiente gerador de energia solar já feito.
Segundo a empresa, seu equipamento permitirá a produção de energia solar a um custo de US$0,05 por kilowatt/hora (kWh), um preço competitivo com as fontes tradicionais de geração de eletricidade, como as termoelétricas a gás natural e até mesmo aquelas alimentadas a carvão, o combustível mais barato atualmente.
A empresa afirma que é possível colocar o equipamento em comercialização em um período entre 12 e 15 meses porque todas as peças necessárias para a montagem do XCPV podem ser fabricadas pela indústria eletrônica já instalada, sem a necessidade de construção de novas fábricas especializadas.
Com o preço do petroleo a subir de dia para dia, penso que está cada vez mais perto a era das renovaveis, sendo sempre bom ler uma noticia destas.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...