31 de maio de 2008

O serviço público da TV portuguesa

Confesso que já cheguei tarde ao assunto, até porque o debate na altura em que foi transmitido me passou ao lado. Só hoje depois de ler alguns blogs é que me chegaram algumas das perolas ditas por Francisco Moita Flores no passado dia 29 na SIC.

"(a Internet) … nem abro…"
"(os blogues) … são mundos de devassa, de violação, de violentação…"
"A democracia desnuda-se à sua destruição…"


É de lamentar este tipo de debates em que pessoas sem credibilidade para falar de certos assuntos são convidadas para dizer barbaridades sobre meios que desconhecem. A internet sempre foi vista como um meio perigoso pela TV portuguesa e só muito recentemente se abriram às potencialidades do meio. De referir que muita da população portuguesa desconhece todas as capacidades da internet e só conhecem o seu uso para enviar emails, ver algumas páginas e declarar os seus impostos. São essas mesmas pessoas que vem estes programas, que quando referem certos casos de crimes que ocorreram através da internet se alarmam e dizem inverdades sobre a mesma.
A internet acima de tudo é um meio de comunicação, é igual a TV ou à radio, contudo difere destas a nível da interactividade e de não formatar as pessoas. Na internet fazemos a nossa programação (boa ou má cabe a cada um decidir), a web é o meio e não o conteúdo. O conteúdo fazem-no as pessoas e se esse conteúdo é ilegal, a culpa é da pessoa em causa e não da internet.
De referir que a pedofilia ou a pornografia já existem há muito tempo, não é uma coisa recente que apareceu com a internet. Outra coisa é o facto de as crianças postarem as suas fotos na internet que poderiam ser vistas por alguem com más intenções, neste caso trata-se de uma má educação em relação aos meios. A internet pode ser uma coisa nova e que muitos pais desconhecem, contudo tem que se manter atenção ao que as crianças fazem na web. Se os pais não estão preparados para dar essa educação (que não estão) que se dê essa educação nas escolas e que se pare de uma vez por todas de ensinar coisas inúteis.
O que ainda vale é que a internet tem as costas largas...

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...