29 de maio de 2008

A mais recente obra-prima do cinema italiano

Gomorra é a mais recente obra prima do cinema italiano. Um dos favoritos para a Palme Dor' (que não ganhou), ganhou o prémio Grand-Prix em Cannes. Este filme é realizado por Matteo Garrone e é adaptado do livro "Gomorrah" de Roberto Saviano. (o seu primeiro livro)

O filme passa-se na região Italiana de Campania, um lugar de terceiro mundo onde não existe educação, organização e moralidade. Um lugar onde a esmagadora maioria nunca foi à escola, onde a língua oficial do país não é compreendida pela maioria, logo nem os jornais se conseguem ler (só se fala Napolitano naquela região). Prolifera a corrupção, bairros de barracas, indigentes, desemprego, prédios abandonados, em mau estado e decrépitos, onde as ruas estão cheias de lixo e poças de porcaria onde, por causa disto se espalham epidemias. Onde lixo tóxico e radioactivo é despejado nas ruas. A grande parte da acção passa-se no equivalente Napoliano de favelas, onde a polícia se recusa a entrar. Um lugar sem lei, e onde o normal e aceitável é a inexistência de lei. Esta é a região com a maior taxa de homicídio Europeia e o lugar onde a droga prolifera.

É neste inferno que impera a Camorra. A versão Napolitana da Máfia Siciliana, a Camorra é o verdadeiro governo da região da Campania. Controla tudo, desde a polícia, o tráfico de droga, o governo local, as fábricas e os portos, às redes de distribuição de lixo, aos negócios locais e pequenas lojas, importações, exportações, hoteis, casinos e muitos outros negócios. Numa cidade onde o crime já impera à tanto tempo que não dá para os separar o crime da própria cidade, já são um unico só conceito. Os jovens, sem acesso à educação e sem hipóteses de seguir uma carreira productiva no mercado de trabalho mergulham no mundo da droga, traficantes ou consumidores, onde seguem um plano de carreira muito parecido com a organização que se vê na "Cidade de Deus", caminhando para a sua própria desgraça e afundando-se a si mesmos e aos seus próximos cada vez mais na miséria e na desgraça, enquanto os Chefes e Lugar-Tenentes do crime organizado, ou "O Sistema", vivem no luxo e na abundância.



Esta adaptação cinematográfica, bem como a obra original, são compostas unicamente por histórias verídicas, em Nápoles, "Onde a realidade ultrapassa a ficção." (citação do autor)
O autor, Roberto Saviano é considerado um herói em Itália pela sua atitude de se chegar à frente e de denunciar o crime organizado. Roberto Saviano assistiu ao seu primeiro homicídio quando tinha 14 anos. Nessa altura presenciou um ajuste de contas da Máfia, e poucos anos mais tarde o seu pai foi brutalmente espancado pelos mafiosos por ter ajudado um jovem de 18 anos, moribundo na calçada da rua, enquanto as pessoas passavam por ele como se nem reparassem no jovem quase a morrer. Foram estes eventos que determinaram Roberto Saviano a tomar uma atitude.
O filme foi aplaudido pelo público e pela crítica internacionalmente. Ovacionado de pé em Cannes e perpetuado pela crítica como "incontornável" e como "Uma perturbante obra prima".
O livro denunciou tantos actos criminais e atingiu um nível de fama e controvérsia tão alto que a Camorra pôs a cabeça do autor a prémio e fez mais do que uma vez promessas de que o iriam matar e a toda a sua família. Roberto Saviano encontra-se sob protecção policial.
Parece ser um filme excelente...cá espero por ele

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...