20 de novembro de 2013

A Serpente que come o Homem - Simbologia

Voltamos á simbologia. Hoje venho-vos falar de uma imagem que talvez tenham visto mas que nunca lhe deram importância. A serpente a comer o homem.
Esta imagem está no logotipo da marca italiana de carros Alfa Romeo. Uma espécie de cobra ou dragão coroado come um homem que está apontado á bandeira do condado de Milão. Seria um outro logotipo se este não se repetisse ao longo da história, lugares e dos tempos.


O símbolo que vê á esquerda pertence á família Visconti, uma família do norte de Itália com ligações à Nobreza Negra Veneziana. Sempre foram poderosos, tiveram ligações a vários Papas e gente de poder. São os senhores da cidade de Milão desde o século XV.
O brasão no entanto, não lhes pertence. O símbolo é ancestral e repete-se por vários lugares do mundo por tempos imemoriais. Numa imagem abaixo pode ver a representação de Quetzalcóatl, a serpente emplumada dos Maias. A imagem não é uma representação recente, pertence ao Codex Telleriano-Remensis e pertence ao século XVI. Nesse codex relata-se como para a inauguração do "Templo Maior" se sacrificaram 20 mil pessoas.
A representação do Deus-Serpente contudo não é coisa dos Maias ou da cidade de Milão, abaixo pode ver outras imagens. Numa delas pode ver Buddah sentado aos pés de uma serpente, numa representação do século XII. A serpente parece coroar Buddah numa espécie de aura réptil. Podemos recuar também até á Suméria onde o Deus Ea (em forma de serpente) entrega o segredo das estrelas a um sacerdote. Uma serpente entregando o conhecimento ao Homem. Isto não lhe lembra qualquer coisa?

Talvez o mito de Adão e Eva, deixo uma passagem do Genesis:

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. Gênesis 3:1-8
A história repete-se uma e outra vez, na antiga Grécia o Deus Prometeus que roubou o fogo do conhecimento dos Deuses e os deu aos homens. Contudo deve estar a perguntar-se porque não há serpente neste caso. A serpente aparece no mito de Jasão, onde o Rei Pelias o envia na busca do Velo de Ouro que era guardado por uma serpente numa árvore. (novamente)

Na cultura hindu, os Nãgas eram divindades muito respeitadas. Diz o mito que eram metade mulher atractiva e metade serpente, eram muito sábias e astutas. Uma curiosidade, se fizer uma leitura ao contrário de Nagas, a palavra que obtém é Sagan - um divulgador cientifico da NASA que escreveu um livro chamado "Os Dragões do Eden" que fala sobre a evolução do conhecimento humano.
Sagan foi muito criticado por colegas seus da NASA, falando dele como um obstrucionista em relação aos descobrimentos feitos em Marte na altura.

As lendas sobre criaturas metade homem, metade serpente repetem-se ao longo da história. Desde a Medusa, até ás sereias de Ulisses que com o seu canto tentaram-no seduzir até a alguns livros de alquimia. Alguns desenhos do antigo egipto também representam ao Deus-serpente...

Mais recentemente arqueologos norte-americanos descobriram no Botswana que o culto á serpente já se fazia há 70 mil anos, o culto mais antigo conhecido era na Europa e datava 40 mil anos.

É muito estranho que este culto se represente ao longo de várias culturas e lugares com o mesmo significado, porque é que a serpente representa sempre o conhecimento? Já reparou no símbolo da medicina?
O Caduceus. Tem duas serpentes entrelaçadas fazendo lembrar algo muito curioso. O Caduceus é um símbolo muito antigo, vem da Grécia Antiga e era o bastão de Hermes.
Isto levanta uma série de questões. Será que fomos criados por algum Deus réptil? Será que se misturaram connosco?
Apenas questões... Que cada um tire a sua conclusão




Jardim de Silvio Berlusconi
Nagas

Serpente plumada

Símbolo da Casa Visconti
Deus Sumério Ea


Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...