Desta forma os mineiros que colocam os seus computadores para o serviço da comunidade Bitcoin, repassam todas as transferências através de complexas equações matemáticas e são recompensados com 25BTC cada vez que encontram um bloco.
A cadeia de blocos é como se fosse um livro de contabilidade, na imagem acima do site blockchain, mostra todas as transferências válidas que são feitas na rede bitcoin. É impossível de apagar ou esconder uma transacção já que a rede é descentralizada.
Ao rede estar descentralizada é impossível adulterar ou falsificar o Bitcoin e é possível para qualquer um ver as transacções de um determinado endereço. No entanto como o anonimato é uma das vantagens das criptomoedas, só com o consentimento do utilizador é que sabemos a quem pertence determinado endereço.
Na imagem acima podemos ver todas as transferências deste endereço e o respectivo saldo, embora não saibamos a quem pertence esta carteira.
Isto pode levar a gestão do dinheiro público para outro nível, já que qualquer cidadão pode rastrear o dinheiro gasto por exemplo numa Camara Municipal ou num Governo. As transacções são todas publicadas no livro público e são impossíveis de apagar. Isto significa o fim da corrupção, já que nunca perdemos o rasto do dinheiro.
Outros possíveis usos da cadeia de blocos poderia ser em correios, contabilidade de empresas ou na banca.
Benvindos á revolução!!