18 de novembro de 2013

DMT - A molécula do espírito


DMT ou Dimetiltriptamina, é um composto químico "visionário" que é encontrado abundantemente no reino vegetal e na maior parte dos mamíferos e claro, é naturalmente produzida pelo corpo humano. A sua produção ocorre na glândula pineal, que é considerada biologicamente como o local onde está a consciência humana ou a alma. A glândula pineal é conhecida como o "terceiro olho", ou o ponto onde a consciência se manifesta no corpo humano. Suspeita-se que quando dormimos, o DMT é libertado no cérebro, motivo pelo qual ás vezes os sonhos parecem tão reais. Outra das situações é quando morremos onde grandes quantidades do químico são libertadas. Assim se podem explicar os fenómenos de experiências de quase-morte.


A molécula tem uma composição bastante simples e pode ser facilmente extraída das plantas e sintetizada em laboratório. Apelidada de "molécula do espírito" pelo Dr. Rick Strassman, este composto químico continua a ser um mistério para a ciência.

Apesar de ser algo natural e de fazer parte da nossa vida (ainda que inconscientemente), neste momento é considerado ilegal a produção, posse e distribuição. Esta proibição de uma substância natural, é considerada por muitos como uma guerra sobre a consciência. Muitos especulam que os estados visionários que são induzidos pelo consumo do DMT são intencionalmente afastados do conhecimento das massas porque os efeitos posteriores poderiam levar as pessoas a questionar a cultura, a política e a forma como se vive nesta sociedade tóxica. A transformação psicadélica com o DMT é bastante perigosa para o status quo; se muita gente experimenta esse estado de consciência o nosso paradigma de sociedade iria ser alterado completamente.

O interesse nos efeitos psicadélicos desta substância tem vindo a crescer bastante, especialmente depois do trabalho do Dr. Strassman, que observou clinicamente as misteriosas semelhanças das visões psicadélicas de mais de 400 individuos. Dado o grande número de relatos que descreviam vividamente a desaparição do ego e de dar relevo á ideia de que todas as formas de vida estão interligadas a um nível espiritual. Muitas dos relatos, levaram á questão: "Será que o DMT sincroniza a consciência humana?"

Apesar de ser largamente encontrada na natureza, o DMT é considerada uma substância ilícita de categoria I na maior parte do mundo. Muitos especulam que se trata de uma guerra á consciência já que os estados alterados de consciência poderiam levar a uma mudança de paradigma cultural e social. Muitos se questionariam sobre as narrativas sociais e a programação cultural que nos impõe desde crianças. O DMT é muito perigoso para o status quo, se as pessoas experimentassem uma vez provalmente deixaríamos a exploração e a ganância deste mundo material e capitalista.

O interesse tem sido cada vez maior desde que o Dr.Strassman conseguiu estabelecer várias relações das visões psicadélicas baixo o efeito do DMT de entre mais de 400 indivíduos que se propuseram voluntariamente para o teste. Dados os relatos de uma experiência espiritual que altera a vida; o ego é dissolvido e temos a sensação que vivemos num mundo ligado espiritualmente por todas as espécies que partilham o planeta. Por isso lhe chamam a "molécula do espírito".
Dadas as estranhas coincidências dos relatos da experiência do Dr. Strassman leva-nos a questionar se o DMT nos transporta para uma outra dimensão espiritual totalmente diferente do mundo material?

A infusão da Ayahuasca com Perganum Harmala e Mimosa Hostilis

O uso do DMT, tem sido um assunto remetido por milhares de anos pelos shamans da Amazónia onde bebem a sagrada infusão Ayahuasca. A mistura de duas plantas através da infusão é largamente aceite na América do Sul para a cura de problemas psicológicos. Permite aos curandeiros "investigar" os problemas da pessoa que ocorrem nos campos físicos e mentais.
O uso da Ayahuasca na América do Sul tem ganho fama ultimamente com o advento da internet e com o trabalho de duas fundações: O Santo Daime e a União do Vegetal. Estas associações tem levado a Ayahuasca para os grandes centros urbanos dos Estados Unidos e Europa e incrementado o turismo da Ayahuasca na Amazónia, onde cidadãos de todo o mundo vão fazer uma espécie de retiro espiritual e voltam aos seus países relatando uma experiência que lhes alterou a vida.

O escritor e explorador da consciência Daniel Pinchbeck ajudou ao reconhecimento dos aspectos medicinais do DMT concentrado e da Ayahuasca, indicando que uma reconfiguração da mente humana pode acontecer após a experiência. Isso traduz-se numa rebeldia de não seguir padrões mentais que todos temos nesta sociedade, uma ligação mais genuina a todos á nossa volta e também com animais e plantas.

Os efeitos do DMT na mente humana continuam a ser um mistério profundo, muitos como Graham Hancock ou Terence McKenna indicam que a experiência revelou ser um despertar filosófico para eles. Talvez o grande beneficio dos efeitos é a reintrodução do sagrado na vida de quem o experimenta. A grande barreira para esta substância milenar continua a ser o preconceito que não existe nenhuma coisa que nos faça sair da realidade mundana e nos faça "viajar" por mundos que não pertencem a esta realidade. Enquanto isso a ciência procura respostas.







Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...