25 de novembro de 2013

Cultura e Portugal

Uma tarde de Domingo numa cidade perdida no norte de Portugal pode ser deprimente, acho que alguém saiu e se esqueceu de dizer-me. São poucas as pessoas que vemos a passear na rua e o dia está fantástico, as que vejo são reformados que decidiram dar uma volta ou pais a passearem as crianças.
Eu nasci na década de 80 e poucos são os que restam da minha idade. Onde estão eles? Emigraram todos e decidiram não voltar? Lembro-me que a minha escola secundária costumava estar cheia nos intervalos e agora não vejo ninguém.


Eu também já decidi emigrar, mas resolvo voltar por uns tempos para ver como está o meu país. E é com tristeza que o vejo sempre na mesma, como se parou no tempo. Ligo a televisão por cinco minutos e desligo. São as mesmas caras, o mesmo estilo, os mesmos programas há 10 anos, nada mudou. As novelas da TVI contam a mesma história vezes sem fim e parece que ninguém se farta; onde as coisas parecem mudar é no Big Brother ou Casa dos Segredos, mudam as caras porque o guião e o programa são os mesmos de há 13 anos atrás.

Falo da TV, como podia falar na música... Há quantos anos não aparece um fenómeno de vendas ou algum músico que agrade à maior parte das pessoas? Quantos concursos tipo Ídolos se fazem a cada ano e há quantos anos o vencedor acabar no esquecimento? Porque será? Porque gostamos de ver as pessoas humilhadas, então se forem jovens melhor. É parte desta cultura portuguesa, que privilegia os velhos e os consegue manter mesmo que estes já tenham passado à história. O Herman pode já não ter piada, mas terá assegurado um programa de TV ou um espectáculo num teatro ou num casino até ao fim dos seus dias. Não acompanho a carreira do senhor, mas será que os espectáculos dele tem muita audiência? Se tem, são jovens? Não acredito.

Diz-se que a morte é a melhor invenção da vida, retira o velho para dar a oportunidade ao novo. É a lei natural das coisas, menos no panorama nacional português. São raras as oportunidades que se dão aos jovens no mundo artístico. Há um status quo estabelecido que não deixa os jovens irreverentes aparecerem. Se és jovem, artista e não te enquadras ao padrão que nós estabelecemos então não serves. A menos que vás para o estrangeiro e te derem valor, mas aí quem não quer voltar é o jovem que se lembra dos tempos em que não quiseram saber dele.

A comédia é uma área bastante interessante para estudar, houve uma altura em que apareceram muitos comediantes, quase todos bastante talentosos que na altura alteraram o panorama nacional. Lembram-se do Levanta-te e Ri? Já lá vão 10 anos e os comediantes são os mesmos de hoje em dia. Puxem pela memória e vejam lá se reconhecem algum na TV. 10 anos e não apareceu mais ninguém com direito ao prime time? Não acredito, tem que haver gente talentosa neste país. E o mais grave é que há, vão fazendo alguns espectáculos em bares por 40€ até que o dono acha que aquilo é tudo um gasto sem sentido e o manda embora e o jovem comediante acaba na caixa de um supermercado ou a servir cafés no estrangeiro. Os velhos continuam lá na TV a tentar fazer rir os que restam.

Começar alguma coisa cultural nova em Portugal que seja fora de Lisboa está destinada ao fracasso.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...