1 de novembro de 2013

Legalizem


A única razão para não legalizarem a cannabis hoje em dia é porque esta resolveria muitos dos problemas que se resolvem com medicamentos e acarretaria custos no valor de milhões de dólares a várias empresas como é o caso da indústria farmacêutica, mas não só.
Muitas das campanhas anti-cannabis são financiadas por empresas produtoras de álcool, principalmente nos Estados Unidos. Uma droga contra outra droga?! Quantas vezes não assistimos à conversa do amigo a dizer que nunca experimentou nenhuma droga com um copo de cerveja na mão e um cigarro na outra?
Tende-se a pensar na cannabis como uma planta que produz estupefacientes, mas a verdade é que ela pode ser usada como comida, material para têxtil e  material de construção com a sua fibra, como cosméticos e mesmo para uso farmacêutico.



A história começa em 1917 com a invenção do decorticador, uma máquina que permitia processar a fibra da cannabis para os mais diferentes usos. A máquina veio substituir o trabalho escravo e permitir que se produzisse mais fibra de forma mais rápida. Nessa altura criou-se uma grande agitação porque era um ramo de negócio que poderia proporcionar milhões de dólares na produção de papel e textis.
William Randolph, um proprietário de vários jornais e de várias fábricas de papel, viu que o seu negócio poderia vir por água abaixo com a nova tecnologia e começou a lançar rumores nos seus jornais que uma planta chamada marijuana era usada por negros e mexicanos e sob o efeito desta violavam mulheres americanas. Marijuana nem era um termo utilizado para definir a planta, mas sim uma espécie de tabaco mexicano, não tinham qualquer relação sequer.Foi então que o congresso americano proibiu o uso da planta até aos dias de hoje.

Com a guerra ás drogas, criou-se uma campanha para descredibilizar o uso da cannabis, lançando factos que são falsos só para criar aversão. É bastante comum ouvir pessoas a falar sobre cannabis e dizerem que as pessoas ficam preguiçosas, que destrói o cérebro, que se pode morrer, que cria dependência etc. A maior parte desses argumentos são falsos, vários estudos provaram que a cannabis não destrói nenhuma célula cerebral e ainda estimula o pensamento, até hoje ninguém morreu por fumar e a parte da dependência é como qualquer outra actividade: os jogos de computador viciam, os chocolates viciam, fast food vicia, os telemóveis viciam etc. E se alguém disser que fumar erva faz com que as pessoas fiquem preguiçosas e se tornem falhados é porque elas já eram assim antes de fumar.


Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...