5 de agosto de 2015

Minotauro Global - Varoufakis (Livro)

Não simpatizo com as ideias de Yanis Varoufakis, mas o título do livro deu-me curiosidade e resolvo dar uma vista de olhos pelo livro em jeito de antítese. Ler o que diz a esquerda e os argumentos que usam é um bom exemplo para contrastar com as ideias libertárias que sigo. Contrastar informações é a melhor forma de construir opinião.

Perdi meia hora com a versão espanhola e não consegui ler mais. O discurso de hippie que acha que tem direito a tudo e que está pronto a destruir as liberdades individuais dos outros para por em pratica planos tresloucados de igualdade fazem-me alergia. Mas continuei. A palavra neoliberal nas primeiras 30 páginas aparece 5 vezes e a menção a "Mercados" (no plural que é para parecerem muita gente contra as ideias socialistas) são outra prova da ignorância de Varoufakis. 

Outra coisa que me chamou a atenção foi o facto de Varoufakis dizer que esta crise não era previsível, algo que é mentira já que economistas da Escola Austríaca demonstraram através da teoria dos ciclos económicos, que quando a FED desceu as taxas de juro em 2001, que nos encaminhava-mos para uma bolha imobiliária. Peter Schiff foi um desses economistas, mas muitos outros avisaram que vinha aí uma crise. Muitos outros continuam a dizer que o problema não foi resolvido e que nós encaminhamos para uma crise de proporções bem maiores.

Resumindo, o livro não vale a pena. Está escrito de forma enfadonha e arrogante ao estilo do autor. Se está perdido aqui no blog e simpatiza com as ideias socialistas este livro talvez seja uma boa opção de leitura. De outra forma não vale a pena a leitura.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...