Uma moeda deve cumprir os seguintes parâmetros:
- Meio de troca
- Contável
- Portátil
- Durável
- Divisível
- Fungível
Enquanto que o dinheiro deve ser:
- Meio de troca
- Contável
- Portátil
- Durável
- Divisível
- Fungível
- Reserva de Valor
Desde o início das trocas comerciais eu a humanidade teve que inventar algo que correspondesse ás características acima mencionadas. As trocas directas como um peixe por 3 cocos levantavam bastantes problemas como a durabilidade, o transporte, a divisibilidade (não poder dar troco), a fungibilidade (certos peixes tem mais valor que outros) e não era uma reserva de valor, já que com o tempo nem os peixes nem os cocos ganhavam valor.
Os peixes e os cocos tem o mesmo problema que as moedas actuais. Não são uma reserva de valor, por isso é que as poupanças foram perdendo valor ao longo do tempo. Em 2001, 20€ compravam mais que 20€ em 2014. Isto acontece pela simples razão que utilizamos moeda em vez de dinheiro e as moedas estão feitas para perderem valor ao longo do tempo, já que não são finitas e podem ser manipuladas pelos bancos centrais.
Desde 2000 que nenhuma moeda no mundo está ligada ao padrão ouro. A Suíça foi o ultimo país em abandonar e os Estados Unidos o primeiro em 1971. O padrão ouro, funcionava como uma garantia que o nosso dinheiro equivalia ao mesmo valor em ouro. Algo parecido aos recibos da lavandaria quando deixamos lá uma camisa para lavar. O recibo é a garantia que deixamos a camisa para lavar e com ele podemos levanta-la a qualquer altura.
Como o ouro tem uma quantidade limitada, o que o torna numa reserva de valor. Hoje o que acontece é que os bancos centrais imprimem mais rápido do que nós conseguimos poupar. Isto faz com que o dinheiro perca valor através da inflação. Sabemos que o dólar (moeda de reserva mundial) perde valor todos os anos porque há cada vez mais moeda em circulação e os preços do ouro e do petróleo não tem parado de subir desde 1971.
O ouro é a melhor forma de dinheiro que a humanidade inventou. O facto de ser limitado, faz com que seja uma boa reserva de valor já que não tende a desvalorizar. Aliás o ouro nunca perdeu valor comercial desde que começou a ser utilizado ha 6000 anos atrás pelos sumérios. Ha sempre gente disposta a comprar e a vender.