24 de fevereiro de 2014

O Tigre Celta



Quem não se lembra de há 5 anos darem a Irlanda como exemplo para todos os países da Europa? Chamavam-na o Tigre Celta pela agressividade da sua economia e era um dos países com maior qualidade de vida até que em 2009 caiu a crise como uma bomba e os antes orgulhosos irlandeses tiveram que pedir ajuda á Troika.
Como uma potência económica de um momento para o outro se torna num dos países em pior situação na zona euro? O caso irlandês é um erro que se comete muito em Portugal mas também pelo mundo fora. Os economistas olham para os números e ignoram a realidade. Aqui deixo uma pequena reflexão.
  • De 1960 até 1995 a Irlanda era uma das economias mais pobres da Europa, olhando para os números a economia nesses 35 anos estava totalmente estancada. A Irlanda era uma economia desequilibrada, pobre e havia uma forte tendência a emigrar sobretudo para os Estados Unidos
  • Contudo a partir de 1995 até 2001, os números do crescimento nunca foram inferiores a 6%.  Em 2007, o rendimento de cada cidadão só era superado pelo Luxemburgo. Mas o que fez uma economia pobre e de tendência imigratória tornar-se um dos países mais ricos da UE?
  • Tudo começou em 87, o novo governo implementa somente 3 medidas: aumentar a competitividade, reduzir a despesa pública e pediu á Comissão Europeia para reduzir o imposto às empresas (IRS) de 40% para 12,5%.
  • As medidas não tardaram em fazer efeito. O investimento estrangeiro, sobretudo dos EUA começa a chegar e só para terem uma ideia de 1997 a 2007 a Irlanda conseguiu atrair 88 mil milhões de dólares de investimento estrangeiro (quase tanto como a Itália que tem 3 vezes mais população).
  • Isto aliado a pouca despesa pública fez a economia irlandesa disparar e começou a atrair emigrantes polacos e russos e trazer de volta os emigrantes irlandeses.
  • Pareceria um conto de fadas se não soubéssemos como acabou. 

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...