21 de fevereiro de 2014

Quem é o criador do Bitcoin?

Ninguém sabe ao certo quem é Satoshi Nakamoto. Seja lá ele quem for, deixou de trabalhar no projecto Bitcoin no final de 2010, e ganhou muito dinheiro devido á minagem que fez nos primeiros dias. 

Quem foi Satoshi Nakamoto?

Apesar de não sabermos ao certo quem foi, sabemos o que fez. Foi o inventor do protocolo Bitcoin, publicou um artigo sobre Criptografia em Novembro de 2008 numa mailing list e em 2009 lançou a primeira versão do programa Bitcoin. Em finais de 2010 começou a aparecer menos até que desapareceu. Apesar de ter trabalhado em equipa nunca revelou pormenores sobre si e a última coisa que disse foi que se ia dedicar a outros projectos, na Primavera de 2011.

Era japonês?

Melhor não julgar o livro pela capa. Satoshi quer dizer pensamento claro, sábio. Naka pode ser meio, dentro ou relação. Moto é origem ou fundação. Estas características encaixariam que nem uma luva ao inventor do código do bitcoin. O problema é que cada palavra tem mil significados.

Não se sabe ao certo se era japonês ou não. Aliás, é um bocado presunçoso pensar que é um homem, já que a verdadeira identidade se encontra escondida atrás de um pseudónimo. Satoshi Nakamoto pode ser um homem, uma mulher ou uma equipa.


Alguém o conhece?

Não, mas algumas técnicas de detective permitem chegar a algumas respostas interessantes. O reporter Joshua Davis do New Yorker acredita que se trata de Michael Clear, um estudante de cripotografia da Trinity College de Dublin. Ele chegou a essa conclusão analisando as mais de 8000 palavras de Nakamoto. Também suspeitou de um economista finlandês e ex-programador de jogos vili Lehdonvirta. Ambos negaram.

Adam Penenberg da Fast Company, meteu-se ao barulho, dizendo que Nakamoto podia ser três pessoas: Neal King, Vladimir Oksman e Charles Bry. Chegou a esta conclusão escrevendo expressões do trabalho de Nakamoto no Google e tentando relacionar. Uma delas "computationally impractical to reverse" apareceu numa patente detida pelos três descritos acima. O dominio bitcoin.org usado para publicar o trabalho de Satoshi Nakamoto foi registrado três dias antes da publicação, na Finlândia. Um dos autores da patente viajou para a Finlândia seis meses antes do domínio ser registado. Todos negaram publicamente.
De qualquer das formas o dominio bitcoin.org foi registado dia 18 de Agosto de 2008 usando um perfil e um ISP japonês, posteriormente foi transferido para a Finlândia.

O que sabemos dele?

A única coisa que sabemos dele é através das conversas com as pessoas que mantiveram contacto com ele no inicio do desenvolvimento do bitcoin. Pensou no sistema exaustivamente e o seu código não era muito convencional. De acordo com Jeff Garzik, ele não aplica os testes que um programador normal utilizaria.

Está rico?

Uma análise de Sergei Lerner, um especialista em bitcoin e criptografia, sugere que com o que Satoshi minou nos primeiros dias, hoje teria uma fortuna avaliada em 100 milhões de dólares. Em Novembro de 2013 chegou a valer mil milhões.

O que faz agora?

Não se sabe no que está a trabalhar, mas num email de 2011 dizia que estava interessado noutras coisas e que o projecto estava bem entregue.

Trabalha para o governo?

Há rumores disso. Certas pessoas interpretaram o seu nome como "Inteligência Central", mas como se costuma dizer "cada cabeça sua sentença". Tudo não passam de conspirações. Qual seria o interesse do FBI ou da NSA em criar uma criptomoeda que poderia ser usada com segurança para o trafico de drogas ou lavagem de dinheiro?
Além disso o sistema de código aberto permite que todos participem na evolução do projecto, é impossível de guardar qualquer segredo numa plataforma aberta. O código fala por si.

É interessante o uso de um pseudónimo já que as pessoas focam-se mais na tecnologia e menos na personalidade atrás dela. O bitcoin continua a ser maior que Satoshi Nakamoto

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...