22 de fevereiro de 2014

A melhor forma de guardar os seus bitcoins

Para quem ainda não sabe como adquirir bitcoins pode ver aqui

Existem muitas formas de guardar bitcoins. Existem vários métodos que vão de uma carteira no computador até a um papel. Manter a chave privada segura é o primeiro passo a tomar para quem vai usar bitcoins. Perdendo esta chave é como perder a carteira, mas sem forma de a recuperar.


Carteiras para Desktop

Existem vários programas como o Bitcoin QT ou Multibit que são simples de usar e com versões para Windows, Mac e Linux. São software bastante simples que nos permitem enviar e receber pagamentos e guardar a chave privada no nosso disco rigido. Cada vez existem opções mais atractivas como Hive para Mac que tem uma app store dentro da carteira. Algumas carteiras são focadas na segurança como o Armory ou no anonimato como DarkWallet.

Carteiras Móveis

A má notícia é para os utilizadores de iOS é que a Apple decidiu remover todas as carteiras da App Store, a empresa de Cupertino pretende lançar um sistema de pagamentos e vê no Bitcoin um entrave ás suas aspirações. Durante algum tempo foi possível descarregar o Blockchain, mas acabou por ser retirada da loja. No entanto ainda é possível aceder através do Safari.
Para Android e Windows Phone existem várias soluções. A melhor continua a ser Bitcoin Wallet embora a Blockchain esteja a melhorar a sua aplicação multiplataforma. Existem também outras alternativas como o Bitcoin Paranoid ou a aplicação oficial da Mt Gox.

Carteiras na Nuvem

Para quem gosta de ter os dispositivos sincronizados nada melhor que usar uma carteira na web. Uma das vantagens é poder utilizar os seus bitcoins onde quer que esteja, independentemente do dispositivo que está a usar. O Blockchain é o mais conhecido, mas novos serviços como o CoinBase ou Strongcoin estão a ganhar mais utlizadores.

Hardware

Ainda não existe muita oferta neste sector. Algumas empresas como a Trezor ou Mycelium foram as pioneiras neste campo. Este mês a Nymi lançou uma pulseira que funciona como carteira e o método de segurança usado é o seu batimento cardiaco.

Papel

Se ainda gosta de sentir o papel, também existe esta hipótese. Pode imprimir as suas chaves privada e pública e usa-las para enviar ou receber dinheiro respectivamente.



Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...