18 de fevereiro de 2014

Como fazer um pagamento com Bitcoin

Conhece alguma forma melhor de guardar e transferir 1 milhão de euros no seu bolso? O Bitcoin é a única forma no mundo que nos permite guardar 1 milhão de euros na internet, num computador, telemóvel ou num papel e transferir esse dinheiro em poucos minutos para outra parte do mundo.
Enviar 1 milhão de euros de Portugal para Cabo Verde, demora tanto como enviar um milhão para a pessoa que está á nossa frente. Com uma taxa de transferência de 0,06€.
Uma transferência destas entre bancos comerciais seria taxada aos milhares de euros.


Para tal é preciso fazer o download de um programa que crie uma carteira virtual. Existem diversas opções como o Multibit, Qt ou Electrum, que estão disponíveis para todas as plataformas excepto o iPhone (A Apple tem uma guerra aberta contra o Bitcoin, talvez por planear lançar o seu próprio sistema de pagamentos no futuro).

Depois de ter um dos programas, o primeiro passo é criar a carteira virtual. Algo muito simples e sem qualquer custo. Podemos criar quantas carteiras quisermos, sem qualquer custo adicional. Assim que tivermos Bitcoins na nossa carteira podemos então começar a fazer transferências.

O Bitcoin nos dispositivos móveis permite realizar pagamentos através do “Scan-and-Pay”. Basta apresentar o código QR da aplicação da carteira a quem quer pagar e deixa-lo fazer um “scan” ao código. Outras formas que podem ser usadas são a transferência por NFC (onde basta colocar os dois telemóveis juntos para efectuar a transferência) ou através do endereço como se fosse uma transferência por NIB.

Exemplo de envio de dinheiro através da carteira Blockchain
Tudo isto é feito com a maior segurança possível. É impossível que alguém intercepte a comunicação e fique com o seu dinheiro. No entanto é preciso o maior cuidado possível para que ninguém tenha acesso á sua carteira ou a chave privada que lhe permite aceder ao seu dinheiro em qualquer computador ou telemóvel. Normalmente os cuidados que tem com a sua conta bancária.



Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...