Enviar 1 milhão de euros de Portugal para Cabo Verde, demora tanto como enviar um milhão para a pessoa que está á nossa frente. Com uma taxa de transferência de 0,06€.
Uma transferência destas entre bancos comerciais seria taxada aos milhares de euros.
Para tal é preciso fazer o download de um programa que crie uma carteira virtual. Existem diversas opções como o Multibit, Qt ou Electrum, que estão disponíveis para todas as plataformas excepto o iPhone (A Apple tem uma guerra aberta contra o Bitcoin, talvez por planear lançar o seu próprio sistema de pagamentos no futuro).
Depois de ter um dos programas, o primeiro passo é criar a carteira virtual. Algo muito simples e sem qualquer custo. Podemos criar quantas carteiras quisermos, sem qualquer custo adicional. Assim que tivermos Bitcoins na nossa carteira podemos então começar a fazer transferências.
O Bitcoin nos dispositivos móveis permite realizar pagamentos através do “Scan-and-Pay”. Basta apresentar o código QR da aplicação da carteira a quem quer pagar e deixa-lo fazer um “scan” ao código. Outras formas que podem ser usadas são a transferência por NFC (onde basta colocar os dois telemóveis juntos para efectuar a transferência) ou através do endereço como se fosse uma transferência por NIB.
Exemplo de envio de dinheiro através da carteira Blockchain |