14 de fevereiro de 2014

Escócia, uma espécie de Qatar europeu?

A Escócia tem petróleo, é pequena em território e podia adoptar as mesmas medidas regulatórias de Singapura ou Suiça. É tudo o que precisa para se tornar num dos países mais ricos do mundo. Com estas condições a Escócia seria o único país no mundo que preenche as três.

Esta é a teoria de Mattew Frisby que estudou o PIB per capita de todo o mundo no seu livro "Life after State"e apercebeu-se que nos países com grandes reservas de petróleo ou os mercados desregulados o PIB per capita é mais elevado. As pessoas tem mais poder de compra nesses países como o
Nessa lista figuram em primeiro lugar o Qatar, 2º Luxemburgo, Suiça, Noruega, Singapura, Hong-Kong (se conta como país), Brunei. Alguns destes países enriqueceram graças ao petróleo, mas sendo assim porque é que não aparecem no top 10 a Arábia Saudita (28º) ou a Rússia e a Venezuela? Porque países como o Qatar desregularam os mercados e adoptaram uma política fiscal baixa.


A única coisa que os países mais ricos tem em comum é que são pequenos em território e com pouca população. Todos tem populações abaixo dos 5 milhões, exceptuando a Suiça com 7 milhões e os Estados Unidos (6º na lista).

Frisby acredita que a Escócia reúne essas condições aliada a uma história invejável a nível de Banca.

Falando sobre manter ou não a libra esterlina. Em Setembro vai haver um referendo sobre a independência do Reino Unido, Frisby acredita que a manter a libra e ser independente seria a decisão mais idiota que a Escócia alguma vez tomou.

"Vai acontecer a mesma dinâmica do sul da Europa e da Grécia em particular. As taxas de juro são feitas em Westminster para se adaptar ao mercado de Londres, assim como Bruxelas os que favorecem a Alemanha, e Portugal, Espanha e a Grécia vão ser totalmente aniquilados por isso. A mesma coisa pode acontecer na Escócia." Se queres ser independente tens de ser independente. Tens que aprender a viver com o que produzes em impostos.

Frisby também acredita que apanhar o comboio das criptodivisas podia ser extremamente benéfico para a Escócia. Seria o primeiro governo a adoptar uma criptodisiva como moeda, os islandeses também o estão a fazer.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...