O problema com o Facebook é que "esconde" a maior parte das coisas que os teus amigos ou as tuas páginas partilham.
Se tens uma página, o que partilhas vai chegar apenas a uma pequena fracção dos seguidores. Se estes fizerem gosto ou comentarem, aí a publicação torna-se viral e vai-se espalhando por mais gente.
Imaginas o que acontece aos perfis ou páginas com as quais nunca interages? Vão gradualmente desaparecendo da tua timeline. Isto levanta um pequeno problema já que a maior parte das pessoas vê a publicação, gosta, mas não faz gosto nem comenta. E quais são as publicações com mais interacção? Bebés e casamentos.
Um utilizador do facebook tem em média 300 amigos e gosta de 40 páginas. 4,7 biliões de posts são publicados todos os dias, uma média de 3 por pessoa. São demasiadas publicações e por isso é preciso um filtro. E o Facebook tem um, mas usa-o para ganhar dinheiro.
Uma página com 4000 fãs chega apenas a uma pequena percentagem da audiência. Em média são 400 pessoas que vêem a sua publicação. O próprio Facebook chegou a admitir que faz isso para conseguir mais tráfego orgânico, ou seja se queres aparecer mais tens que pagar.
Isto é ridículo e desesperado. Está a tornar o facebook numa rede social monótona, com muita publicidade e com fraco conteúdo.
Sites como o YouTube pagam aos utilizadores por criar conteúdo através dos anúncios, enquanto que o Facebook quer que os utilizadores paguem para partilhar conteúdo. O objectivo dos dois sites é diferente, enquanto o YouTube aposta no entretenimento, o Facebook é uma forma de estar em contacto com os nossos amigos e família. A navegação no Facebook é muito fugaz e é difícil de quantificar quantas pessoas vão ao Facebook pela nossa página.
No YouTube, os papéis do criador de conteúdo, o anunciante e o espectador estão bem definidos e separados. No Facebook são todos anunciantes já que o espectador é um criador e para aparecer mais tem que pagar. E esse é o problema do Facebook, há que fazer dinheiro da enorme base de dados e as pessoas não vão ao Facebook para fazer compras através da publicidade da barra lateral. Apenas 0,5% o faz.
O Facebook tornou-se numa contradição, uma vez que os utilizadores procuram o melhor conteúdo e o que lhes é oferecido é o conteúdo de quem paga mais. Em 2014 querem introduzir anúncios em vídeo, o que mais uma vez prova que o Facebook se tornou numa montra publicitária.
Por outro lado o YouTube conseguiu monetizar o site da melhor forma. Os criadores querem audiência e vice-versa e os anunciantes que ficam no meio, também saem a ganhar.
Noutras redes sociais como o Twitter ou o Instagram, não ha filtros e todo o conteúdo chega a todos os nossos seguidores, pelo menos por algum tempo. Mas o Facebook filtra todo o conteúdo para ganhar dinheiro e isso faz com que cada vez mais gente deixe de usar pela saturação de conteúdos.
E vocês o que acham?