3 de março de 2015

A impossibilidade do socialismo



O socialismo supõe que uma autoridade central única possa utilizar todo o conhecimento e informação disponíveis.

Ignora que a sociedade moderna, na era da informação, supera qualquer mente individual na utilização do conhecimento e informação que estão amplamente dispersos.

Uma vez que somos conscientes de que podemos tirar mais vantagens dos recursos disponíveis só porque utilizamos o conhecimento de biliões de homens, fica claro que a suposição socialista de que uma autoridade central possa ser responsável por gerir esse conhecimento simplesmente não é correcta.

O socialismo ao criticar a produção em benefício do lucro e não do uso, opõe-se ao que é uma sociedade aberta. A produção de bens apenas para consumo só é possível numa sociedade onde o conhecimento estivesse sempre adquirido.

Mas chegar a uma situação na que todos trabalhamos para gente que não conhecemos e utilizamos o trabalho de gente que não conhecemos só é possível através do lucro. O lucro é o sinal que nos diz que devemos trabalhar para servir quem não conhecemos.

Desta forma, podemos produzir o suficiente para manter toda a população actual graças a um mecanismo que nos permite usar muita mais informação do que a que possui uma autoridade central planificadora.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...