26 de janeiro de 2015

Hábitos

 
"Os hábitos podem ser alterados, desde que entendamos como funcionam"
Charles Duhigg

Quando acordaste esta manhã qual foi a primeira coisa que fizeste? Que habitos te ajudaram ou te prejudicaram hoje? Pensa de que forma os teus habitos ajudaram ou prejudicaram os que te rodeiam.

Charles Duhigg, autor do livro "Poder dos Hábitos" investiga qual o impacto dos hábitos na vida do indivíduo e como está afecta a sociedade. Ensina como remover mais hábitos e criar novos, explorando os mais domésticos e próximos a todos até ás grandes organizações e sociedades.


Pequenos hábitos fortalecem-te ou matam-te

"Tudo aquilo que Bowman podia dar a Michael Phelps - aquilo que o faria distinguir-se dos outros competidores - eram hábitos mentais para que fosse o nadador psicologicamente mais forte na piscina"
Charles Duhigg
A força para alterar maus hábitos está dentro de nós e ficaríamos fascinados se soubéssemos o impacto que alterar ou criar pequenos hábitos têm nas grandes mudanças. Cada pequeno hábito cria uma pequena vantagem que alavanca a criação ou transformação de outros. Os pequenos hábitos criam padrões que convencem as pessoas que grandes feitos são possíveis. No seu livro, Duhigg partilha a história de Michael Phelps, que criou pequenos hábitos que o levaram á conquista das medalhas de ouro. Não houveram grandes mudanças, Phelps manteve-se relaxado e seguiu os hábitos, um por um, até á vitória.

Identificar o valor da ânsia e ter as coisas feitas

Não há nada melhor para criar um hábito do que uma sucessão de tarefas, criar uma rotina e um prémio.  Criar a ânsia de forma a obter um prémio por ter cumprido o objectivo estimula a criar uma rotina e ser mais produtivo tudo para alcançar o desejado prémio. Uma empresa de colchões fez um estudo sobre quem fazia a cama de manhã. Os resultados ditaram que as pessoas se sentem recompensadas por ter o quarto a cheirar a limpo e mal podem esperar para ter essa sensação. E são também mais produtivas.

Lavar os dentes é outra tarefa na qual nos sentimos recompensados por ter a boca limpa e a cheirar bem. Pasta de dentes nao era utilizada antes da Segunda Guerra Mundial e tornou-se um caso sério com os soldados com dentes podres. Chegou a ser considerado um problema de saúde nacional, quando Hopkins criou a pasta de dentes com a recompensa de ter a sensação de fresco. A Pepsodente tornou-se num caso sério de marketing. Criou um hábito.

Os hábitos podem ser aprendidos em 4 passos

Os nossos hábitos podem ser mudados para usa-los a nosso favor. Normalmente é complicado mudar de hábitos, o esforço podem não corresponder com as recompensas, nem o tempo investido neles. A regra de ouro de Duhigg é composta em 4 passos:


  1. Identificar uma rotina. Qual é a rotina? Ir ao café ao final da tarde para comer um bolo e um café?
  2. Prémios satisfazem a ânsia. O nosso sub-consciente processa a informação de modo a agir pela recompensa. No entanto não nos damos conta disso. Trabalhamos melhor quando temos um objectivo para atingir uma recompensa. Se a recompensa for o açúcar do bolo que nos altera a pressão sanguínea e sentimos a sensação de recompensa, então o que temos de mudar é a recompensa e criar uma rotina. Em vez de ir ao café e pedir um café e um bolo, talvez melhor ir ao café socializar 10 minutos, beber um sumo de fruta e fazer uma caminhada de 10 minutos. Estamos a adaptar um hábito criando uma rotina e adquirindo hábitos mais saudáveis.
  3. Isola cada um dos hábitos No caminho para o café no que estamos a pensar? O que nos levou a ir lá? Segue esse pensamento durante uns dias. Pensar ansiosamente na recompensa melhora a nossa dedicação.
  4. Ter um plano Seguir um plano atingindo objectivos. Decidir sempre como e quando.
Os hábitos são fundamentais na vida. Seguir certos hábitos impedem-nos de fazer aquilo que queremos e de ter uma vida melhor e cumprir certos sonhos. O bom é que podemos alterar a força dos hábitos e pô-la a nosso favor

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...