8 de janeiro de 2015

A Motivação


A motivação é a linha que separa os vencedores dos falhados. Não interessa o que procuras na vida: amor, dinheiro, saúde ou apenas felicidade, a motivação será sempre essencial nessa procura.
Existem 2 regras essenciais para nos manter motivados e são elas:

Saber desistir: O nosso cérebro é bastante bom a discernir aquilo que não vai de encontro aos nossos objectivos de vida. Sejam eles aquele trabalho que não nos traz perspectivas futuras ou aquela pessoa que já não amamos. Ás vezes torna-se mais fácil desistir e fazer uma mudança profunda, do que enganar o nosso cérebro para nos manter motivados.

Seth Godin, celebre marketeer do Yahoo, afirma: "Ás vezes somos desencorajados por frases inspiradoras como a de Vincent Lombard que diz "Quem desiste nunca vence e os vencedores nunca desistem", no entanto é um mau conselho, já que é preciso saber desistir na altura certa. Todos os vencedores sabem disso

As recompensas para quem aguenta um bocadinho mais que os outros podem ser extraordinárias, mas também podem sê-las para quem desiste cedo e volta a planear algo novo a partir do zero. Desiste daquilo que não vale a pena. Toma decisões."

Gosto de dividir as pessoas em dois grupos: em bulldogs e em passarinhos. Os bulldogs ao primeiro sinal de perigo aguentam, os passarinhos fogem.
Não é fácil deixar de ser um bulldog ou um passarinho.

Aumentar o contraste: O professor da Universidade de Nova York, Jonathan Haidt, levou a cabo um estudo onde afirma que se alguém que faz 1 milhão de dólares por ano se muda para um bairro onde a maioria faz 10 milhões, não se vai sentir realizado enquanto não fizer 10 milhões.
O nosso cérebro tem uma espécie de vara de medir.

Um dos segredos para o sucesso é dividir os nossos amigos e conhecidos em 3 grupos: os que estão melhores que nós, os que estão ao nosso nível e os que estão pior que nós. Desta forma podemos contrastar a nossa situação e ver onde podemos melhorar e o que devemos evitar. A motivação parte de observar quem nos rodeia.

Outro aspecto que pode influenciar negativamente a motivação é a quantidade de tempo que dedicamos ao divertimento. O trabalho pode influenciar mais a felicidade e a motivação do que propriamente o divertimento.

Elie Wiesel, prémio nobel da paz, no seu livro "Open Heart" diz que quando tinha 15 anos e estava no campo de concentração de Auschwitz, viu a sua irmã ser morta. Quando foi libertado, deu-se conta do contraste. Sabia que a vida podia ser "bastante madrasta". Aos 82 e depois de uma operação a "coração aberto" afirmou: "Agora sei que cada momento é um novo começo e cada aperto de mão uma nova promessa." 

O segredo para uma vida de sucesso é não permanecer na zona de conforto. Conhece gente mais pobre e gente mais rica que tu. Mantém sempre o contraste na tua vida.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...