6 de janeiro de 2015

Seguir os instintos


Seguir os instintos é problemático. Existe um livro muito bom: Salt, Sugar, Fat: How the Food Giants Hooked Us do jornalista e vencedor do prémio Pulitzer Michael Moss. Ele demonstra como evoluímos naturalmente para nos alimentar-mos de sal, açúcar e gordura. Se recuarmos aos tempos das cavernas, onde a oportunidade de ganhar umas calorias extra era algo raro, faz todo o sentido que o nosso corpo se habituasse a esses três ingredientes.

Mas esse instinto natural, hoje tornou-se num hábito horrível, já que comer Big Macs e batatas fritas nos torna gordos, feios e doentes. É a chamada Teoria da Evolução Divergente.

Características que antes estavam em período de adaptação num ambiente natural, hoje tornaram-se características "naturais" nesse mesmo ambiente. No entanto essas características podem trazer um sem numero de problemas para os organismos naturais.
Um exemplo claro disso são os alimentos que incluem açúcar ou gordura. No período do Pleistoceno eram relativamente raros esse tipo de alimentos na dieta humana.
Hoje esse tipo de alimentos são abundantes e aliados aos instintos naturais dos humanos podem ser problemáticos já que foi provado cientificamente que esse tipo de alimentos acaba por provocar obesidade ou síndrome metabólico.
A evolução divergente levou-nos a preferir este tipo de alimentos através do instinto. No entanto, prova-se que o instinto está errado.

Outro exemplo é ao gastar o dinheiro. Poucos portugueses poupam dinheiro (triste) uma vez que os instintos naturais nos dizem que não sabemos quando vamos morrer, portanto devemos gastar o dinheiro da forma mais correcta possível. Esse instinto natural de gastar, torna-nos mais pobres.

O racismo também é um dos motivos de seguir os próprios instintos. Quando nascemos, estamos naturalmente programados para ter precaução para todos aqueles que são diferentes de nós. Quando julgamos pessoas, está mais que provado que o nosso instinto natural falha.

Essa falha natural, o racismo, pode ser eliminada através da educação e do conhecimento. Não pode ser eliminada procurando respostas interiores. Se nos guiássemos pelos instintos, a humanidade não teria chegado onde chegou.

Como diz Warren Buffett "É bom aprender dos erros, mas é melhor aprender com os erros dos outros". A resposta para os problemas da vida adquire-se através do conhecimento, do estudo e na aquisição de sabedoria.
Sê humilde. Quem é humilde herda a Terra. No entanto humildade é diferente de submissão, que é o que os nossos pais costumam aconselhar. A humildade é aceitar a existência de algo ou alguém maior do que nós.

Lembra-te que se te estiveres a afogar, não te consegues auto ajudar puxando os teus próprios cabelos. Precisas sempre de alguém que esteja em terra. Como os Alcoolicos Anónimos, precisas de admitir que não consegues resolver o problema sozinho e que precisas de algo maior que tu para que te possam ajudar.

Esse "Algo Maior" é o conhecimento acumulado por pessoas mais experientes e inteligentes que tu. Procura alguém que tenha uma vida fantástica, aprende o máximo que puderes e aplica-o à tua vida. Lê livros ou procura alguém que esteja 30 anos à tua frente.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...