27 de janeiro de 2015

Lições de história

Will Durant escreveu um livro bastante interessante sobre história, aqui ficam as ideias básicas:

"O homem que nasce sem saber o que aconteceu antes de ele ter nascido será sempre uma criança"
Winston Churchill


Biologia e História

A vida é competição. E a cooperação é a ferramenta ideal da competição. Se nos ajudarmos melhoramos as nossas capacidades sociais e o Ser Humano é social por natureza. Cooperar ajuda-nos a criar grupos, tribos para fazer melhor e mais barato em beneficio dos meus. A guerra é uma forma de cooperação social, grupos contra outros grupos, mas que partem ultimamente na vontade de indivíduos para pertencerem a esse grupo, a essa tribo.

A vida é selecção Todos nascemos diferentes e desiguais. Todos os Seres Humanos são únicos. Além disso nascemos afectados pelo clima, pela geografia, pelas tradições e costumes do sítio onde somos criados. A Natureza adora a diferença e a coragem, são as ferramentas ideais para a evolução das espécies.

Liberdade e Igualdade são incompatíveis Se juntarmos os dois, um deles é destruído pelo outro. Deixem os homens viver em liberdade e as suas desigualdades vão se acentuar. Quem deseja igualdade são aqueles que vivem abaixo da média. Os amantes da liberdade são mentes habilitadas, só quem tem uma consciência desenvolvida é que pode desejar ser livre. E no fim quem triunfa é sempre o mais hábil. O que se pode tentar é equilibrar a balança e tentar oferecer uma oportunidade a toda a gente.

A vida deve respirar Controlo da natalidade diminui o nível intelectual da nação que o pratica. É praticado mais pelos inteligentes do que pelos simples. Mas normalmente os esforços dos líderes que tentam controlar a natalidade é suprimida pela força impiedosa de não aprender.

Moral e história

Os pecados de um homem são mais relíquias da sua ascensão do que estigmas da sua queda.

Nos tempos de caçadores e recolectores, ser belicista, bruto, ambicioso e com sexo forte eram factores chave na sobrevivência. Nesses tempos havia muitas mais mulheres que homens, uma vez que os homens eram mais propensos a riscos. Portanto criou-se a necessidade de o homem ter várias mulheres para criar o máximo de homens para liderarem a tribo. Esse pensamento tem vindo a ser esbatido com a crescente evolução da mulher.

Economia e história

A concentração de riqueza é natural e inevitável e é sempre seguida duma redistribuição parcial e pacífica. A economia funciona como o bater do coração e a sociedade é sístole e a diástole da concentração da riqueza.

Politica e história

A primeira condição da liberdade é a limitação. Se é absoluta reina o caos.

A monarquia é a forma mais natural de governo. Simboliza a figura da família do chefe da tribo. A monarquia é a mais duradoura forma de governo ao longo da história. O período no qual a humaninade foi mais feliz acabou com a morte de Marco Aurélio. A felicidade dos súbditos era o único objectivo do governo, que na altura não dependia de linhagens. O imperador escolhia o homem ideal, adoptava-o, treinava-o e gradualmente transferia o poder.

Dinheiro e história

Desde que a riqueza é o objecto de produção e troca de bens e serviços, a confiança (crédito) nos homens e suas instituições tem que valer mais do que o valor intrínseco do papel. Por isso é que as revoluções não redistribuem a riqueza, mas destroem-na.
A verdadeira revolução é feita na aprendizagem e no cultivo do caracter. A emancipação do indivíduo é que o torna num revolucionário e num filosofo.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...