28 de janeiro de 2015

Menos Syriza e mais Empreendedores


Há muita gente que não pode ouvir falar em Capitalismo, perdem as estribeiras quando alguém lhes diz que o Capitalismo é bom e que se recomenda. No entanto, o Capitalismo provou ser o sistema que mais prosperidade trouxe à espécie humana.
É certo que houve gente gananciosa e com poucos escrúpulos (políticos e banqueiros) que criou o caos económico no qual estamos hoje, mas não podemos confundir corporativismo com capitalismo, ser empreendedor não é a mesma coisa que fazer lobby em Bruxelas para criar regulações que acabem com a concorrência. Nacionalizar também não é opção. O que é de todos acaba por ser de ninguém.



Não devemos confundir o dono do restaurante, de uma loja, de uma empresa (seja ela de que tamanho for) com meia dúzia de ditos empresários que se favorecem das relações políticas para acabar com a concorrência e formar monopólios.

É através do sistema capitalista que os hospitais são construídos, as estradas são reparadas, os jovens são educados e que novas ideias vêm a luz do dia. Por muito que os governos digam o contrário, seria um desastre deixar o capitalismo e rumar noutra direcção.

Luke Johnson escreveu um artigo no Financial Times acerca do capitalismo e concordo com ele quando diz que ao capitalismo lhe falta marketing para promover as suas ideias e expor os seus méritos. Nao há dúvidas que os empreendedores são indivíduos que desafiam o status quo, arriscam, prescindem de várias coisas para perseguir os seus objectivos. São eles que criam emprego e que vão continuar a criar empregos no futuro e não os governos, que o que sabem fazer é dificultar e por entraves ao emprego com mais impostos e regulações absurdas.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...