5 de janeiro de 2015

A resposta não está dentro


Os Anacletos de Confúcio é um dos melhores livros de sempre. A par do Tao Te Ching de Lao Tsu são os livros de filosofia oriental mais influentes na minha vida.
Há uma frase nos Anacletos que diz o seguinte:
"Um dia resolvi não comer e não dormir durante a noite para pensar melhor, mas não tive qualquer beneficio. Se soubesse tinha passado esse tempo a estudar."

Confúcio já refutava uma das maiores mentiras da era moderna; a que todas as respostas estão dentro de nós. As respostas estão FORA, o conhecimento é externo.
Não podes fechar os olhos, pensar e ter as respostas mágicas para tudo. No entanto, existem vários livros e colunistas de revistas que dizem que a resposta para tudo está dentro de nós.

Um dia um amigo, resolveu-se casar com uma rapariga que tinha conhecido há 1 mês. Perguntei-lhe se tinha a certeza do que estava a fazer e ele disse "Claro que tenho, sentei-me, meditei-me e o Universo deu-me uma resposta clara. Esta é a mulher da minha vida".
Poucos meses depois encontrei-o e perguntei-lhe pela mulher, disse-me que se tinha divorciado porque tinha tido uma nova "revelação" a dizer que aquela não era a mulher da vida dele.

Um pouco ridículo, mas não nos podemos rir. Todos já cometemos erros estúpidos por seguir os instintos. Meditar é maravilhoso: diminui a pressão arterial e é óptimo para nos conhecermos melhor. No entanto não vamos encontrar as respostas para os nossos problemas apenas com a meditação.

Eu sei que o sucesso é algo relativo. Se és alguém espiritual talvez os teus exemplos a seguir sejam o Ghandi ou a Madre Teresa de Calcutá, se és artista talvez o Picasso ou o Beethoven, se és desportista talvez o Mohamed Ali ou o Cristiano Ronaldo, se és empresário talvez o Bill Gates ou o Warren Buffett… Não interessa. Todos eles se inspiraram e estudaram alguém.

Como aprendeste a falar ou a escrever? Procuraste as respostas no Universo?! É claro que não. O Picasso ou o Ghandi passaram a vida inteira a estudar. Temos que ouvir os outros e estudar.

É claro que temos instintos. Mas nos dias de hoje seguir os instintos apenas nos torna mais próximos dos animais, e na maior parte das vezes, os instintos estão sempre errados.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...