15 de janeiro de 2015

O Pecado Original

Uma das histórias que sempre me fez mais confusão foi a do Génesis. Adão e Eva expulsos do paraíso por supostamente terem comido o fruto do conhecimento. Este é o pecado original, a culpa que a Igreja nos quer fazer sentir por sermos Homens. A culpa por sermos seres dotados de razão. O catolicismo não é mais que a adoração do animal e o sacrifício da razão humana.

Qual é a natureza do mal adquirido no pecado original? Como é que o Homem pode ter caído dum estado perfeito por ter adquirido conhecimento? Segundo o mito, o Homem comeu o fruto da árvore e adquiriu uma mente, tornando-se racional. Esse fruto é que lhe permitiu distinguir o bem do mal, tornando-o num ser moral. Ao ser expulso do paraíso teve que trabalhar para se alimentar e abrigar, tornando-se assim num ser produtivo. Experimentou o desejo pela capacidade sexual.

Todos os males pelos que Deus amaldiçoou o Homem são os pontos filtrais em que se deve basear o código moral humano. A busca incessante de razão, de produzir e de experimentar prazer.

O mito do pecado original condena o facto do Homem estar vivo. Fossem quem fossem, Adão e Eva antes de comerem o fruto proibido não eram Homens.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...