4 de fevereiro de 2014

As vantagens de usar o Bitcoin


Eu também fui como tu, nunca liguei á economia antes da crise. A necessidade faz-nos investigar sobre os problemas e foi o que fiz quando descobri o Bitcoin.
O Bitcoin é uma moeda virtual inventada por Satoshi Nakamoto (identidade desconhecida) que criou um sistema P2P de dinheiro ou seja o protocolo que usamos para fazer download de torrents. Esse sistema é seguro, simples e eficaz.


Promete o que faz já que o dinheiro apenas circula através de duas partes, directo de A para B sem intermédio de governos, bancos centrais ou grandes fundos de capital. O bitcoin baseia-se na lei da oferta e da procura, é limitado a 21 milhões de unidades que são "minadas" através de computadores superpotentes. A palavra "minar" é porque o processo é parecido ao ouro, para adquirir bitcoins é preciso mina-los, ou seja resolver grandes equações matemáticas que vão tornando a rede mais segura através da confirmação de pagamentos.

Desde 1971, altura em que o dolar deixou de ser coberto pelo ouro que o poder de compra tem descido a pique como pode ver no gráfico:

A razão da desvalorização das moedas é simples. Os bancos centrais imprimem dinheiro e a lei da oferta e da procura faz o resto. Com o Bitcoin não acontece, uma vez que a oferta é limitada. A confiança dita as regras, se mais gente utilizar o bitcoin o preço sobe, se for abandonado o seu valor chega a zero. A pergunta seria se confia o seu dinheiro num código de computador?

Claro que confia, se está a ler este texto provavelmente pagou por software. Seja o Windows ou uma app no seu telemóvel. Confia na internet? Então o bitcoin é perfeito para si.

O sistema de pagamentos é muito simples. Ao abrir uma carteira vai-lhe ser atribuído um endereço e uma chave privada que fica guardada na nuvem com toda a segurança. O endereço é como se fosse o seu NIB ou o seu Paypal é por onde recebe os pagamentos. A chave privada serve para fazer pagamentos e para transferir a sua carteira para outro computador, telemóvel etc. Quando confirma um pagamento, as duas chaves privadas dão a autorização e fazem a transacção que estará disponível em segundos. 

O sistema é totalmente anónimo, ninguém sabe a quem pertence o endereço, pelo que é utilizado para fins pouco legais. O dinheiro é uma ferramenta e o euro também é utilizado para fins criminosos. Hoje em dia há imensas lojas online que aceitam bitcoins para comprar casas, carros, comida, roupa e quase tudo o que pode imaginar. Grandes empresas como a Zynga também já aceitam pagamentos em bitcoins.

Se quiser começar a usar leia este post ou fale comigo através do twitter

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...