9 de fevereiro de 2014

10 áreas que não deves estudar

A minha prima disse-me que estava com algumas dúvidas sobre que curso escolher. Ultimamente tornei-me contra as Universidades, acho que com a internet se pode conseguir melhor conhecimento e abrir uma empresa especializada numa área que gostamos. É uma forma bastante melhor de conhecer o mercado de trabalho e de ver como o que fazemos precisa de ser vendido e se não o vendemos é porque não vale a pena.
No entanto fiz uma lista com algumas das áreas que não deves seguir. Os dados de desemprego são relativos á Zona Euro.


Humanidades 

Pode parecer porreiro. Mas se tens contas para pagar, se calhar é melhor pensares de novo. Os trabalhos relacionados com humanidades estão a ser reduzidos e no futuro vai ser complicado arranjares um trabalho a tempo inteiro na área.
Algumas destas profissões tem cerca de 10% de desemprego.

Educação Primária

Ensinar crianças é espectacular. Mas tens que gostar muito do que fazes. Os professores tem salários cada vez mais baixos. As taxas de desemprego na área são animadoras cerca de 4%. Para pagar os teus estudos, deves entrar da forma certa no mercado de trabalho. A desigualdade é cada vez maior.

Arquitectura 

Nunca foi uma má aposta. Mas infelizmente, com o colapso do mercado imobiliário, cada vez se constrói menos. Actualmente existe um 14% de desemprego entre arquitectos em todo mundo. Isto significa que a empregabilidade pode não ser imediata e que será preciso uma recuperação económica para haver mais oferta. As boas notícias é que um arquitecto experiente ganha bastante bem.

Belas Artes

Sempre foi conhecido por não ter muitas saídas profissionais. A taxa de desemprego é de 13% e actualmente a menos que construas um bom portfolio e ganhes um bom nome vai ser complicado conseguir um emprego. O mais provável é acabares num café ou numa loja em part-time.

Fotografia e Video

O problema é parecido ao de belas artes, mas com a variante que hoje cada vez se precisam menos fotógrafos, já que com um smartphone qualquer um pode fotografar com qualidade. A probabilidade de conseguir um emprego é tão grande como aqueles que não foram á universidade.

Música

A história é a mesma que em Belas-Artes. Mas com sorte e numa grande cidade talvez consigas alguns concertos.

Filosofia

Gostavas de expandir a tua mente com filosofia e religião? Talvez não sejam os melhores tempos, o desemprego na área ascende aos 20%. Com conhecimentos talvez seja possível conseguir um bom emprego que costuma ser bem pago. O mais provável é acabares num café ou numa loja em part-time.

Serviços Sociais

O altruismo não é bem pago. Os salários rondam o mínimo e pode ser um trabalho precário. As boas notícias é que a taxa de desemprego é baixa (7%) e neste momento há alguma procura de assistentes sociais. As hipóteses de conseguires um emprego são altas.

Sociologia


Se pensaste seguir esta área, tenho más notícias para ti: desemprego nos 8% e salários baixos. Há cursos melhores em áreas parecidas como economia, estatística e ciência política que oferecem melhores salários

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...