18 de fevereiro de 2015

A fórmula Buffet vai ajudar-te a ser mais inteligente

 
"A melhor coisa que um ser humano pode fazer é ajudar outro ser humano a saber mais" 
"Vai para a cama mais sábio do que quando acordaste" 
Charlie Munger
Muitas pessoas passam pela vida sem conseguir ser mais inteligentes. Porquê? Simples, não fazem o "trabalho de casa". Depois do trabalho, sentam-se no sofá a ver televisão até que chegue o tempo de ir para a cama. Isto não te vai tornar nem mais inteligente, nem mais sábio.

É claro que podes ir para o trabalho no dia seguinte e discutir o que aconteceu na novela da noite ou na casa dos segredos. Mas isso não é acumulação de conhecimento, é apenas um sedativo para a mente.

No entanto podes adquirir conhecimento com uma simples fórmula. No entanto simples, não significa fácil. Envolve bastante trabalho. Chamo-lhe a "Fórmula Buffett" baptizada em homenagem a Warren Buffett e o seu amigo e sócio de longa data na Berkshire Hathaway, Charlie Munger. Estes dois não são apenas uma combinação de mentes brilhantes. São verdadeiras máquinas de aprendizagem.

"Eu consigo ver, ele consegue ouvir. Fazemos uma grande dupla" diz Buffett do seu amigo Munger.

Podemos aprender muito deles. Munger e Buffett não ficaram mais sábios e inteligentes por serem bilionários. Eles tornaram-se bilionários porque se tornaram inteligentes. E mais importante, continuam com uma sede infinita de conhecimento.



Como Ser Mais Inteligente


Ler. Ler muito.
"Muitas vezes apenas me sento no meu escritório e leio o dia todo" diz Buffett. Ele estima que gasta 80% do seu tempo do seu dia de trabalho a ler e a pensar.
"Dificilmente encontrão uma sociedade onde duas pessoas se sentam e lêem mais horas por dia do que nós" comenta Munguer no seu livro "The Poor Charlie's Almanak".
Perguntado como ser mais inteligente, Buffett, pega num livro de 500 páginas e diz: "Se leres 500 páginas como estas todos os dias, é conhecimento que se forma, como se fossem juros."

Todos nós conseguimos construir o nosso conhecimento, mas a maior parte não dedica tempo nem energia a essa função.

Uma pessoa que levou os conselhos de Buffett a sério foi Todd Combs, que hoje trabalha para o investidor. Após ouvir Buffett falar sobre quantas páginas lê ao dia, escreveu:

"Eventualmente procurar e ler material produtivo tornou-se na minha segunda natureza. Foi um hábito que se formou. Quando comecei a carreira, podia ler muito mais. que 600 páginas por dia."Combs descobriu que a leitura o ajudava no seu trabalho de procurar potenciais investimentos.

No entanto a forma de leitura também conta. Precisas de ser critico e estar sempre a pensar. Só desta forma conseguirás ter uma opinião formada.

"O meu trabalho consiste basicamente na aquisição de mais e mais factos e informações e de vez em quando tomar alguma acção baseada nesse conhecimento. Os filhos do Charlie Munger chamam-no de forma engraçada o livro com pernas".

Aprendizagem continua


Algo que Munger e Buffett concordam é o facto de nunca terem partilhado o mesmo espaço e terem sempre trabalhado à distância. Eles teriam utilizado o tempo para falar em vez de lerem, o que Munger considera uma espécie de formação continua para o cargo que ocupa.

Se não fossem viciados em informação, nunca teriam chegado onde chegaram. São tão extremistas que passam o tempo a ler, prática pouco comum entre os homens de negócios.

Não funciona da forma que pensas. Se achas que estar todo o dia em frente ao computador, obsessionado com números e figuras, vai melhorar o teu negócio estás enganado.

"Não," diz Buffett. "Não lemos as opiniões dos outros. Apenas queremos os factos e depois pensar sobre eles." No que diz respeito á parte de pensar, não existe ninguém melhor que o parceiro a pensar. "O Charlie consegue não consegue encontrar um problema sem pensar numa resposta" diz Buffett. "Ele tem a mente mais rápida que conheço. Chamo-o e em 30 segundos ele tem a resposta. Ele descobre as coisas instantaneamente."

Munger atribui a sua inteligência ao esforço constante que fez ao longo dos anos por aprender cada vez mais. A inteligência não é um dom ou talento com o qual nascemos. Quando ambos precisam de tomar decisões, dizem que a resposta é rápida, apenas porque passaram bastante tempo a estuda-la, lendo e pensando.


Como encontrar tempo para ler

É mais fácil do que imaginas. Um dos métodos que utilizo é a de dedicar uma hora por dia especialmente para a leitura. Buffett na sua biografia "A bola de Neve" conta a seguinte história:
"O Charlie quando era um jovem advogado, que na altura estaria a ganhar 20$ por hora. Pensou para ele, 'Quem é o meu cliente mais valioso?' Chegou à conclusão que era ele mesmo. Então dedicou-se a vender-se a ele próprio uma hora por dia. Fazia-o de manhã cedo quando ainda não tinha muito trabalho."

Toda a gente devia fazer o mesmo, ser o cliente, trabalhar para outras pessoas e vender-se durante 1 hora por dia. No entanto, é importante saber o custo desta hora. Com uma mão pode-se ver o Facebook, ler emails e dar uma olhada pelas notícias enquanto pretendemos acabar um relatório que era suposto ser o foco da nossa atenção. Por outro lado, podes dedicar essa hora a melhorar-te. No curto prazo pode não ser tão gratificante quanto ir ao Facebook, mas no longo prazo aprender algo novo e melhorar-te como ser humano torna-se num bom investimento.

"Sempre quis melhorar e fazer as coisas melhor, mesmo que isso reduzisse os meus ganhos no final do ano. Por isso é que me isolo e jogo o jogo de me melhorar enquanto me entretenho."

Ler é parte da equação, mas não é tudo. Continua Charlie Munger:  "Lemos muito. Não conheço ninguém que seja sábio que não tenha lido muito. Mas isso só não chega, é preciso ter a sensibilidade para agarrar as ideias e depois aplica-las." 

No livro "Como ler um livro" de Motimer Adler diz "A pessoa que diz que sabe o que pensa mas que não sabe expressar aquilo que sabe, normalmente não sabe o que pensa."

Como podes expressar aquilo que sabes a alguém? Experimenta. Escolhe uma ideia e escreve-a numa folha de papel como se estivesses a explica-la a alguém. Utiliza a técnica de Feynmann para melhorar a retenção de ideias.

Nutrir as ideias

Outra forma além da leitura para ficar mais sábio é rodear-te de pessoas que podem rebater os teus argumentos. Uma das técnicas que escolho é a dos 33%. Rodeia-te de 33% de pessoas abaixo do teu nível, 33% no teu nível e 33% acima do teu nível. Desta forma conseguirás saber se estás a fazer as coisas correctas na tua vida.
Desenvolve um estilo de auto-aprendizagem no longo prazo; cultiva a curiosidade e tenta ser um bocadinho mais sábio todos os dias.


Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...