18 de fevereiro de 2015

Técnica de Feynman para aprender rápido


Hoje vais conhecer a técnica de aprendizagem Feynman, um método muito simples e eficaz que vai-te ajudar a aprender novos conteúdos e a identificar aqueles conceitos que não compreendes muito bem. Esta técnica foi utilizada com sucesso por Scott Young, que apenas num ano aprendeu o conteúdo do curso de ciência computacional do MIT, sem ir a uma aula.


Passo 1. Selecciona o conceito que pretendes entender.

Pega numa página em branco e escreve no título, o conceito que queres aprender.

Passo 2. Faz de conta que estás a ensinar essa ideia a outra pessoa.

Escreve uma pequena explicação sobre o tema que queres aprender, como se o estivesses a explicar a alguém que não sabe nada sobre o tema. Desta forma vais conseguir identificar possíveis lacunas ou partes que não entendeste.

Passo 3. Se não podes explicar, volta outra vez para o livro.

Sempre que ficares "preso" e não entenderes o que escreveste, volta novamente ao material e reaprende a parte que não consegues explicar bem. Precisas de fazer isso sempre que não consegues o conceito do tema no papel.

Passo 4. Simplifica a linguagem.

O objectivo desta técnica é que possas descrever o conteúdo aprendido nas tuas próprias palavras, e não pelas palavras do livro. Se a tua explicação não é clara, então é um indicador de que talvez não entendeste bem a ideia que queres explicar. Tenta simplificar ao máximo a linguagem ou usa uma analogia para entenderes melhor.

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...